Cerimónia do Feriado Municipal distinguiu tabuenses em vários sectores de actividade com Cruz a anunciar “chuva” de milhões em investimentos

Presidente da República enviou mensagem, apelando à solidariedade e parceria dos diversos representantes do Estado no desenvolvimento de Tábua

Vários eventos marcaram o Feriado Municipal em Tábua no dia de ontem, quarta- feira, 10. Logo pela manhã efetuou-se a cerimónia do Dia do Combatente que assinalou o 106º aniversário da batalha de La Lys, presidida pelo Tenente-General Chito Rodrigues, responsável da direção central da Liga dos Combatentes, que destacou a necessidade das forças armadas serem apoiadas politicamente por terem atingido uma situação “difícil de entender”, manifestando a sua satisfação por estar presente junto de um núcleo jovem e ativo, ligado às operações de paz e humanitárias, como é o caso do núcleo de Tábua , dirigido pelo Primeiro- Sargento Armando Costa. Seguiu-se a inauguração do Sistema de Drenagem de Águas Residuais de Venda da Esperança, Balocas e Valongo, à qual compareceu o presidente da AINTAR, Paulo Catalino Ferraz e da Oficina de Artes do Palco, na antiga escola em Percelada.

Mas o destaque das comemorações teve lugar durante a parte da tarde com a cerimónia solene que decorreu no CCT, presidida pela Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, tendo sido atribuídas distinções honoríficas a personalidades e entidades do concelho, com destaque para as Medalhas de Mérito Profissional Grau Ouro atribuídas ao Dr. António Capêla Daniel, ao médico Secundino Freitas, empresário Rogério Tavares e à educadora de infância, Maria do Carmo Pinto. O Grau Ouro de Mérito Cívico foi conferido a Amílcar Martins, que se tem distinguido na presidência da Tuna Mouronhense e a Medalha de Mérito Cultural e Científico à Comissão de Melhoramentos de Meda de Mouros, pelo trabalho desenvolvido na defesa do património cultural e promoção do desenvolvimento da aldeia e seus habitantes. Os Diplomas de Mérito recaíram sobre as empresas distinguidas pelo IAPMEI com o Estatuto PME Líder e PME Excelência: Cunfil, Pavicer, Cruidoce, Sumermaco, Espiga D` Ouro, Transcoitense, José Marques Simplício e Friopastel, tendo ainda sido galardoados estudantes que se destacaram no ensino secundário e profissional. A cerimónia também foi marcada pela atribuição de reconhecimentos aos trabalhadores aposentados no ano de 2023.

Na sua alocução, Ricardo Cruz elencou os investimentos realizados e a efetuar no futuro, falando nos muitos milhões de euros despendidos ao longo do mandato, criando condições para melhorar a qualidade de vida dos tabuenses, numa ação “marcada pela transparência pelo rigor e proximidade”. Citou “o maior investimento, 6 milhões de euros, ao nível do saneamento básico efetuado nos últimos dois anos”, o “investimento significativo na rede viária”, a requalificação da área empresarial da Carapinha, num investimento superior a 1,5 milhões de euros. Revelou que no âmbito do PRR estão aprovadas candidaturas no valor de 2,1 milhões de euros e aludiu ao facto de ter terminado as negociações sobre o Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial no âmbito do qual estão assegurados mais de 6 milhões de euros, um dos quais será a requalificação do jardim-de-infância de Tábua, falando ainda na remodelação do centro de saúde, orçamentada em cerca de 623 mil euros, que oferecerá melhores condições para os profissionais de saúde e utentes, anunciando que até ao final do ano será apresentada a candidatura para a reestruturação da Escola Secundária de Tábua num investimento superior a 5 milhões de euros. E citou as palavras do Presidente da Republica, especialmente dirigidas numa mensagem alusiva ao evento, sublinhando que não devem ser apenas os autarcas e cidadãos de Tábua a contribuir para o desenvolvimento do concelho, mas deve ser um compromisso de todos o responsáveis políticos dos diversos níveis da administração do estado”.

As comemorações encerraram com o espetáculo em que participou o artista Toy e a Academia Artística do Município de Tábua.

Faça o primeiro comentário a "Cerimónia do Feriado Municipal distinguiu tabuenses em vários sectores de actividade com Cruz a anunciar “chuva” de milhões em investimentos"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*