AJUDAR A GANHAR UM MODO DE VIDA COM MAIS QUALIDADE

MARIA GARCIA DÁ AULAS DE YOGA NAS BARRAS, NA BIBLIOTECA JOÃO BRANDÃO E ONLINE

Maria Garcia é professora de yoga com escola aberta nas Barras e que vai completar dois anos de atividade em setembro Situada no Caminho de Lanteiros, é ali que recebe os seus alunos presencialmente aos sábados de manhã, ministrando ainda aulas online, um método que se intensificou durante o período da pandemia. “Tenho até alunos em vários lugares do mundo, como é o caso do Brasil e África do Sul. Dou ainda sessões na Biblioteca João Brandão, às terças-feiras, um espaço que aluguei à Câmara e que considero muito bonito. E também na Clinica Mondecare, junto ao Centro de Saúde, às quartas- feiras”.

Em julho vai promover um Retiro Espiritual numa quinta em Mafra. “Esse retiro não tem nada a ver com esoterismo. Não há nada de místico, não fumamos drogas, não bebemos álcool, os telemóveis vão ser restringidos, é uma forma de voltar a casa, ou seja,regressar ao corpo. O retiro ajuda a encontrar-nos a nós próprios. Vai ter palestras, convidados, momentos de meditação, técnicas de respiração que as pessoas vão poder utilizar no dia-a-dia, de desbloqueio de tensões, vamos ver o nascer do sol, momento na natureza onde tudo se manifesta. Nós pertencemos à natureza, a terra é que nos alimenta e esse retiro tem o papel fundamental de nos ajudar a retirar os exageros. Por exemplo, vamos mudar também a nossa alimentação, sendo as refeições confecionadas por um Chef”.

As inscrições custam 254 euros e o retiro é aberto às pessoas que não são alunos de Maria Garcia.Desde que a entrevistamos, exatamente há cerca de dois anos no início da sua atividade em Tábua, tem sido um processo evolutivo, granjeando cada vez mais aderentes, Maria fala-nos a esse respeito: “Não foi um caminho fácil, foi preciso arriscar muito, mas tem sido uma boa caminhada As pessoas vão entrando inicialmente pela parte do exercício físico, mas o yoga é muito mais do que isso”, diz, revelando que o grupo tem vindo a aumentar, contando atualmente com vinte pessoas da região, não apenas de Tábua, mas de Oliveira do Hospital, São João de Areias e Arganil. Dá ainda aulas a três turmas numa escola de uma IPSS em Lagares da Beira, onde ficou surpreendida com a adesão dos mais pequenos.

“Aquela ideia de que no mundo rural a vida é mais calma não corresponde à verdade. As pessoas passam a vida a correr, a tentar fazer aquilo que é suposto que os outros vejam que estão a fazer. A maior dificuldade assenta em trazer as pessoas, familiarizá-las com um exercício que se pode traduzir num ganho inquestionável para o seu modo de vida, com mais qualidade”, refere, acrescentando que as pessoas vão às aulas de yoga mais pela curiosidade.

“Mas o que eu acho é que há uma dissociação muito grande entre o que a pessoa é e aquilo que mostra para o exterior. Nem se apercebem que vivem nesse estado de depressão e ansiedade. O yoga faz esse equilíbrio, essa junção”.

Maria Garcia frisa que o yoga pode ajudar a curar problemas de saúde, interpelando no início das aulas os seus alunos se têm alguma doença. “A nossa parte emocional condiciona o lado físico. O desenvolvimento da doença torna-se mais rápido quando as pessoas vão abaixo em termos emocionais”, frisa esta ex- socióloga do ISCTE e que decidiu abraçar esta atividade na formação de yoga há mais de 30 anos.

“Não vou substituir os médicos, mas posso ajudar a curar. Tenho várias alunas no online que passaram por um processo de cancro. Não deixaram de ser seguidas cientificamente, mas só facto de praticarem yoga deu-lhes uma grande resiliência na luta contra uma grave doença”, sublinha Maria Garcia.

Faça o primeiro comentário a "AJUDAR A GANHAR UM MODO DE VIDA COM MAIS QUALIDADE"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*