MUNICÍPIO  DE TÁBUA NÃO EXPLICOU TUDO NOS CONTRATOS DE REABILITAÇÃO DO EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO

  “Está espetacular! Muito lindo”, estes foram alguns dos comentários de tabuenses no anúncio publicado pela autarquia de conclusão da empreitada de reabilitação e beneficiação de toda a cobertura do edifício da Câmara Municipal de Tábua. Refere ainda o município que esta intervenção se inseriu no âmbito da empreitada associada à “Reposição de Equipamentos e infraestruturas danificadas pelas depressões Elsa e Fabien”, adjudicada à empresa Construtora Santovaiense, Lda., pelo valor de 183.698,00€, surge na sequência dos danos provocados pela passagem da tempestade Elsa e foi apoiada pelo Governo através da DGAL.

  No entanto, consultando o Portal Base das contratações públicas, verifica-se que a Câmara de Tábua adjudicou mais de 400. 000 euros num ano só para reparação, obras, mobiliário e material informático para os Paços do Concelho.

   As contas exatas são omissas neste anúncio oficial da pagina da Câmara no Facebook, onde a edilidade apenas cita a empreitada concessionada à Construtora Santovaiense não especificando outros contratos, ora por concurso público ou por ajuste direto.

  Por exemplo, a empreitada de “Reposição de equipamentos e infraestruturas danificadas pelas depressões Elsa e Fabien – Reconstrução de coberturas de Edifícios Municipais”. Reconstrução e reabilitação das coberturas de três edifícios municipais – Câmara Municipal, Terminal Rodoviário e Mercado Municipal – fortemente danificados pelas depressões Elsa e Fabien, incluindo todos os trabalhos acessórios necessários, de acordo com o respetivo mapa de trabalhos de reposição de equipamentos e infraestruturas” foi adjudicada a duas empresas totalizando  190 mil euros. Além da Construtora Santovaiense, a empresa Margem d` Erro também foi contemplada com uma adjudicação no valor de 78.734,90 euros, mas não é citada no comunicado oficial da Camara. Nem sequer surgem referenciadas outras contratações respeitantes à aquisição de diverso mobiliário para o edifício dos Paços do Concelho (9.329 euros); a remodelação dos gabinetes do mesmo edifício (29.769,80 euros); surgindo ainda na página dos Contrato Base públicos duas adjudicações à Santovaiense no espaço temporal de cinco dias, a 13 e 18 de outubro de 2022: uma por 173.330 euros e outra por 111.601,50 euros.

  De uma forma geral a comunicação divulgada aos tabuenses surge disfarçada em um ou dois contratos a indicar que teve financiamento público. Mas analisando de uma forma mais detalhada essas contratações, deparamos que, num ano, houve mais de 5 contratações para os Paços do Concelho, mesmo descontando parte desse montante para as coberturas do terminal rodoviário e mercado municipal, as quais ultrapassam os 500 000 euros.

  O que significa dizer que a remodelação dos Paços do Concelho tem sido um poço sem fundo… e nem tudo foi subsidiado pelo Estado, como foi o caso de algumas obras, aquisição de moveis e informática. Quem paga é o povo, a quem são apresentadas meias verdades. Se, por um lado, era urgente a realização  destas obras de remodelação do edifício camarário  numa estrutura que ficou mais degradada com as tempestades que assolaram a região, por outro,  como adepto da transparência nos seus atos como Presidente da Câmara, impõe-se que Ricardo Cruz divulgasse de uma forma mais rigorosa todas estas contratações, detalhando-as na  página oficial da Câmara.

Foto: CMT

Faça o primeiro comentário a "MUNICÍPIO  DE TÁBUA NÃO EXPLICOU TUDO NOS CONTRATOS DE REABILITAÇÃO DO EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*