Tabuense Olga Nunes lidera estrutura distrital de Coimbra das mulheres socialistas

A militante da concelhia de Tábua Olga Nunes tomou posse como Presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas (MS-ID) de Coimbra. A Presidente nacional daquele organismo, Elza Pais, deslocou-se a Coimbra e presidiu ao acto formal. Participou ainda na primeira reunião da CPF MS-ID.

A nova líder das mulheres socialistas do distrito de Coimbra, Olga Nunes, foi eleita nas últimas eleições distritais do PS/Coimbra, sucedendo a Rosa Isabel Cruz que liderou este órgão, nos últimos anos. Na intervenção de Tomada de Posse, Olga Nunes defendeu que os desafios colocados à participação política implicam a mudança do papel da mulher, alterando mentalidades e desconstruindo os estereótipos de género que constituem um sério obstáculo. “Ainda há muito a fazer para alcançar uma sociedade mais igual, nomeadamente, no espaço político”, referiu, apelando também ao envolvimento de todas as militantes. “Temos de estar empenhadas em combater atitudes e estigmas que não permitem o exercício efectivo e pleno da cidadania e contrariar todo o discurso que culpa a mulher pela sua própria exclusão e não adaptação à esfera política”, frisou.

Para este mandato propõe centrar a intervenção do departamento federativo das mulheres socialista em três pilares: a realização de iniciativas para incentivar a aproximação e a participação das mulheres na esfera política, sejam militantes ou simpatizantes, contribuindo para a construção de um Partido Socialista mais coeso; apostar na descentralização de actividades e reuniões, trabalhando numa lógica de proximidade com as concelhias. Temos de estar presentes no terreno, recolhendo e debatendo ideias e propostas, bem como, ajudando a definir estratégias de acção para promover a igualdade e não discriminação e capacitação e apoio às militantes e autarcas socialistas do distrito de Coimbra. Esta centra-se na formação e no debate de ideias alargado, sobre áreas temáticas fulcrais, sempre numa perspectiva pluralista e construtiva.

A tabuense, Olga Nunes referiu que o programa de acção apresentado converge com as estratégias de intervenção definidas pelo Partido Socialista e pela Estrutura Nacional das Mulheres Socialistas (MS-ID). “Vamos trabalhar na consolidação do departamento federativo, da sua presença no distrito de Coimbra e na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. A diferença e a complementaridade entre géneros, enriquece a sociedade e permite um desenvolvimento mais igualitário. Neste projecto queremos dar voz a mais mulheres, que em cada ponto do distrito se querem fazer ouvir e contribuir para as decisões que afectam o seu território e a sua comunidade“, sublinhou.

Olga Nunes, Socióloga de formação académica, com pós-graduação em Gestão Autárquica e Modernização “Os Novos Desafios do Poder Local”, mestre em ciências da informação e da documentação exerce funções no Gabinete Acção Social da CM Tábua.

No município de Tábua desempenha as seguintes funções: Conselheira Municipal para a Igualdade;  Elaboração do Plano Municipal para a Igualdade; Elaboração do Plano Municipal para integração de Migrantes; Dinamização e apoio à Rede Social concelhia; Participação na programação e execução das actividades realizadas pela autarquia local; Elaboração e acompanhamento de projectos e acções de intervenção junto da comunidade local e públicos específicos; entre outas responsabilidade que assume no município

Frequentou o Curso – Transfronteiriço “Prevenção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica” e o Curso de Formação de Agentes qualificados/as que actuem no domínio da violência doméstica e/ou prevenção da vitimização ou “revitimização” desta – Técnicos/as de Apoio à Vítima (TAV).

Faça o primeiro comentário a "Tabuense Olga Nunes lidera estrutura distrital de Coimbra das mulheres socialistas"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*