FONTE SULFUROSA DE S. GERALDO “AMEAÇADA” PELA POLUIÇAO E MAUS ACESSOS

PODERIA SER UMA GRANDE ATRAÇÃO TURÍSTICA DO CONCELHO

    A aldeia de São Geraldo não é só conhecida pelas suas tradicionais festas da bênção dos rebanhos, mas também por albergar nas suas proximidades uma fonte de água sulfurosa que faz ocorrer gentes de todo o país devido às suas qualidades no tratamento de problemas de pele e reumatismo. É também neste local sulcado pelas águas do rio de Cavalos que foi construído um passadiço, de acesso à bica, cimentada na pedra granítica por onde corre o líquido cheirando fortemente a enxofre e onde se pode ler a seguinte inscrição: “Madeira, 8/4/96), correspondendo à data de reforma do local, embora se percam nos tempos as referências ao aproveitamento desta água milagrosa, havendo ainda vestígios de gravações feitas em pedras datadas dos anos quarenta.

  O local é aprazível, isolado, convidando ao relaxe, que  bem poderia ser um ponto de atração turística em Tábua. Mas o que vimos deixa muito a desejar: desde logo, o acesso é feito através de um caminho em más condições, com buracos e pedras, passando por um antigo lagar em ruínas, coberto de silvas, antes de se chegar ao tal passadiço que dá acesso à bica. Mas que passadiço! Está degradado devido às fortes enxurradas, a ameaçar desabar sobre o leito do rio e é com muito esforço que o conseguimos atravessar, fazendo figas para que não escorregássemos e tombássemos na água…que se mostra poluída e mal cheirosa. E não é por causa do enxofre, mas, dizem os populares, fruto do mau funcionamento das estações de tratamento de águas residuais (ETAR) de Oliveira do Hospital e da Bobadela. A pasta branca e a negritude das águas, o cheiro “nauseabundo” envolvente não deixam dúvidas a ninguém sobre a poluição que ali se verifica e logo num local que deveria ser emblemático do concelho.

  Anunciando o Município de Tábua alguns milhares de euros para a valorização do Trilho dos Gaios (como se lê na página ao lado, falando o Presidente da edilidade nas suas múltiplas potencialidades, contribuindo “para o aumento da atratividade do Concelho e da região” (…) correspondendo às “novas tendências do turismo”) torna-se fulcral destacar uns míseros euros para recuperar esta zona da fonte sulfurosa de São Geraldo. O que ali vimos é a antítese desses propósitos louváveis.

Texto: José Leite

Fotos: Nuno Pereira

Faça o primeiro comentário a "FONTE SULFUROSA DE S. GERALDO “AMEAÇADA” PELA POLUIÇAO E MAUS ACESSOS"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*