“FOI UMA OPORTUNIDADE PARA REPRESENTAR COM ORGULHO AS MINHAS RAÍZES PORTUGUESAS”

LUSO-DESCENDENTE RAQUEL FONSECA, A VIVER NOS EUA MAS COM LIGAÇÕES FAMILIARES A TÁBUA, ELEITA PRINCESA HISPANOAMERICANA.

A luso-descendente com ligações familiares a Tábua, Raquel Fonseca, de Long Island, Estados Unidos da América, foi eleita Princesa Hispanoamericana na Gala Miss Portuguesa 2023, que teve lugar no passado dia 16 de setembro, na Mealhada.

Considerado “o maior concurso de beleza portuguesa”, segundo o seu portal oficial [https:// missportuguesa.pt], é realizado anualmente em Portugal desde 2011, com o intuito de eleger as representantes da beleza lusitana para concursos de nível internacional como Miss Mundo, Miss Internacional, Miss Grand International ou Miss Supranacional. O Miss Portuguesa 2023 não é apenas um concurso de beleza, mas também uma celebração da tradição e cultura portuguesas. A noite na Mealhada foi repleta de momentos emocionantes e marcou o início de uma grande jornada para as vencedoras que representarão o país nos palcos internacionais.

   Figura conhecida na comunidade portuguesa do estado de Nova Iorque, pelo seu envolvimento na vida associativa e comunitária, Raquel Fonseca nasceu em 1994 em Smithtown e é filha de uma tabuense, Catarina Ferreira e de José Fonseca, emigrante de Tondela. Completou o liceu na Middle Country High School, em Centereach, e é projetista de construção de estádios em Manhattan. Para além de modelo e estudante universitária, Raquel participa ativamente em todas as atividades relacionadas com as tradições portuguesas e chegou a integrar o Rancho Folclórico “Aldeias de Portugal”.

Formou-se pela Suffolk County Community College em línguas estrangeiras e na Hunter College (do sistema de ensino CYNY), onde obteve um bacharelato em Estudos Urbanos e Economia. Está agora a concluir o mestrado em Administração de Empresas.

Em entrevista exclusiva a “O Tabuense”, Raquel Fonseca aborda as suas raízes familiares ao nosso concelho – os pais conheceram-se e casaram em Meda de Mouros – considerando Tábua “a sua segunda casa”, e  do seu envolvimento com a comunidade lusa nos EUA.

Essas ligações familiares a Tábua são importantes para si em que aspeto?

A minha mãe é de Tábua e o meu pai de Tondela. Os meus pais conheceram-se e casaram-se em Meda de Mouros. Emigraram para os Estados Unidos, e nos anos 90 construíram uma casa na vila de Tábua, onde nós ficávamos quando  visitávamos Portugal, no Verão. Eu visitei Meda de Mouros e o Lar de S.José neste mês de Setembro, onde se encontra o meu avô materno.

  Considero Tábua a minha terra em Portugal  e a minha segunda casa. 

No seu perfil consta que integrou um rancho folclórico português nos EUA?  Que sensação foi essa que a levou a integrar esse grupo?

  Por mais de 6 anos eu dancei no Rancho Folclórico “Aldeias de Portugal” que faz parte do “Portuguese American Center of Suffolk “, de Farmingville. Adorei aprender a dança tradicional e um pouco da cultura portuguesa e de fazer amizades com outros luso-americanos da minha idade. Deu também para visitar outros centros portugueses no estado de NY.

.

  O que mais gosta aqui do concelho? Turismo, gastronomia, as pessoas?

Gosto muito de Tábua, gosto de caminhar pela vila, e pelos arredores. Apreciar a beleza e a calma da paisagem. A gastronomia é ótima. Gosto de ir à pastelaria Nova Flor e à Pizzaria Papo-Seco. Aproveito também para nadar nas piscinas municipais.

O que a motivou a concorrer a esse título como representante da Comunidade Portuguesa na América?

  Sou uma eterna estudante. Gosto de aprender coisas novas para melhorar e desenvolver-me pessoalmente. Esta foi uma oportunidade de orgulhosamente representar as minhas raízes portuguesas.

 Qual o objetivo do Fundo de Bolsas agregado a esse titulo de Miss e como é que as pessoas podem enviar os seus donativos?

O objetivo do Fundo é para apoiar a Organização Miss Portuguesa a custear os custos elevados que uma participação internacional acarreta, de forma a deixar o nosso país representado dignamente. Todas as entidades que desejem apoiar poderão contatar a organização através do email geral@missportuguesa.pt

  Como vê a comunidade portuguesa onde se insere nos EUA? O que faz em termos profissionais ou escolares?

   Eu cresci a conviver numa comunidade portuguesa, a frequentar a escola portuguesa uma vez por semana, durante 9 anos. Dancei no rancho e frequentei as festas das comunidades portuguesas. Tenho orgulho nas gerações de emigrantes portugueses, pois esforçam -se para  manter as tradições. É uma comunidade que  mantem um espírito de união e de preservação da língua.

Como é ser emigrante nos EUA? E, já agora, como vê o Portugal atual?

Eu já nasci nos Estados Unidos, mas considero-me portuguesa. Ser emigrante é continuar a ser portuguesa mas numa área fora do nosso país. Continuamos a comer as comidas típicas, a ouvir música e ler e ouvir as notícias de Portugal e convivermos com outros portugueses. É ter muitas saudades do nosso lindo Portugal e trabalhar para poder visita-lo o mais brevemente possível.

Texto: José Leite

Fotos:  Organização Miss Portuguesa

Faça o primeiro comentário a "“FOI UMA OPORTUNIDADE PARA REPRESENTAR COM ORGULHO AS MINHAS RAÍZES PORTUGUESAS”"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*