Insólito: presidente da AM de Tábua pede autorização ao líder do executivo para deixar falar vereador da oposição

O presidente da CM de Tábua e o presidente da Assembleia Municipal (AM) travaram, hoje, durante a reunião magna do município, um diálogo insólito, sobre as competências de cada um. O edil Ricardo Cruz procurou explicar ao responsável pela AM que a condução dos trabalhos era uma responsabilidade sua e não do presidente da Câmara. O líder do executivo respondia assim à pergunta de Nuno Tavares com a qual solicitava autorização ao presidente da autarquia para deixar falar o vereador Vítor Melo, da coligação PSD/CDS-PP.

“O senhor presidente autoriza que o senhor Vítor Melo intervenha?”, questionou o presidente da AM. “Não tenho nada que autorizar. Estou aqui para responder às perguntas que eventualmente me venham a ser colocadas. Não é o presidente da Câmara que vai impedir alguma intervenção. O senhor é que tem de balizar os limites da discussão de Câmara e da Assembleia Municipal”, respondeu Ricardo Cruz, enfatizando que não era ele, mas sim Nuno Tavares quem tinha de dirigir os trabalhos.

“Eu autorizo toda a gente, ainda mais porque estamos no 25 de Abril. Agora, não estou aqui para conduzir os trabalhos da reunião, ponto um. Ponto dois: deve-se esclarecer o que é a Câmara Municipal e a Assembleia”, continuou Ricardo Cruz. “Por isso é que lhe pergunto se autoriza ou não?”, retorquiu o presidente da Assembleia Municipal.  “Eu autorizo toda a gente, ainda mais hoje que é 25 de Abril. Agora, o senhor presidente é que tem de gerir a AM. Tem de perceber o que é a Câmara e a AM e qual dos órgãos é que aqui está”, respondeu Francisco Cruz, frisando: “Por mim, o senhor vereador que faça a sua intervenção”.

Perante esta afirmação, Nuno Tavares acabou por permitir a intervenção do vereador Nuno Melo que basicamente se queixou do facto da oposição não receber a documentação dos assuntos que vão ser tratados nas reuniões da autarquia de acordo com o que se encontra estabelecido pela lei.  “A responsabilidade não é dos serviços. É de quem marca e gere essas reuniões”, concluiu.

Um momento inusitado dado que, recorde-se, o presidente do executivo comparece nestas reuniões para prestar contas perante os eleitos e não para autorizar quem e como pode intervir. Essa tarefa pertence ao presidente da AM que é autónomo e deve conduzir os trabalhos de forma independente.

Faça o primeiro comentário a "Insólito: presidente da AM de Tábua pede autorização ao líder do executivo para deixar falar vereador da oposição"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*