NOVO ESPAÇO JOVEM: “UMA LOCALIZAÇÃO AGRESSIVA PARA OS JOVENS MAS APLAUDO O ESFORÇO DA CÂMARA”

INVESTIMENTO TRADUZIU UMA DERRAPAGEM FINANCEIRA DE MAIS DE 100 MIL EUROS

  Inaugurado no Feriado Municipal, o Espaço Jovem oferece novas oportunidades para tempos livres dos tabuense, traduzindo, um investimento de cerca de 289 mil euros, segundo revelou o Município na sua página oficial do Facebook. Tudo indica ter havido uma derrapagem financeira de mais de 100 mil euros, dado que o ajuste direto adjudicado à empresa Joaquim Fernandes Marques, em 2 de setembro de 1921 – um mês antes das eleições Autárquicas – consta o valor de 188.688, 35 euros, segundo se pode ler na Base dos Contratos Públicos.   

Situado na zona envolvente ao Jardim Sarah Beirão, esta estrutura de lazer apresenta-se com o propósito de incentivar a ocupação saudável dos tempos livres e promover a prática de atividades físicas ao ar livre, através da utilização de equipamentos modernos adaptados às novas tendências do desporto e recreio radical, tais como o street-workout e o skate, um percurso de ciclovia que atravessa toda a área bem como um outro pedonal, interligados com as vias e passeios existentes que marginalizam o espaço intervencionado.

  Os percursos interiores dão acesso a bolsas devidamente pavimentadas, nas quais estão implantados os diversos equipamentos de street-workout, skate, street-basket, ténis de mesa, de manutenção física bem como uma área para convívio, constituída por bancos e mesas, incentivando à prática de jogos de tabuleiro.

   Refere o Município que os “percursos e espaços criados foram devidamente adaptados às características topográficas do terreno, promovendo uma perfeita integração com a área onde está inserido, estando dotado de condições que permitem e facilitam a acessibilidade por pessoas com mobilidade condicionada”.

   Um comentário feito a propósito da abertura deste complexo feito por Luís Jesus, na página oficial camarária do Facebook, onde levanta algumas questões sobre a segurança, levou-nos a contatar o antigo atleta olímpico, que nos referiu o seguinte: 

  “ Como sublinhei, quero dar os parabéns pelo trabalho do Município e esforço em conseguir mais um espaço para os nossos jovens. Tábua realmente precisava e continuará a precisar de um espaço amplo com várias vertentes de entretenimento para as nossas crianças e tem de ser sempre considerado um investimento e não um gasto. Só considero que este parque tem uma localização que considero agressiva para os jovens, tem muitos declives, está encostado a uma via onde passam provavelmente mais de um milhar de viaturas por dia. Eu teria alterado o plano arquitetónico para que o parque de estacionamento ficasse encostado à estrada, invertendo-o com o parque de lazer, para que as pessoas tivessem uma maior segurança. Qualquer pai ou mãe mais distraída/o pode apanhar um valente susto. Nada que uma barreira arquitetónica (tipo saída de escola – varão no passeio) não resolva, para que não saiam para a estrada e possam ser atropelados”.

    Luís Jesus acrescenta: “Tábua tem uma dispersão de espaços, com um parque de jogos do GD Tabuense que só serve mesmo para praticar desporto, quando nas suas laterais poderia aglutinar todos estes parques infantis com uma zona de lazer. E estou a lembrar-me daquele que existe junto à Câmara Municipal, entre estradas. Este, que foi agora inaugurado e o que já existia anteriormente, poderiam ser instalados perto do campo de jogos do GDT, com uma zona envolvente verde. Poderia haver uma permuta com os Bombeiros, proprietários desse campo de jogos, criando-se toda uma infraestrutura desportiva e, ao mesmo tempo, lúdica. Trata-se de uma crítica construtiva, a pensar numa Tábua do futuro, acabando-se com pequenas estruturas, espalhados um pouco por todo o lado. Imagine o campo Dr. António Costa Júnior transformado num grande espaço de lazer, com dez mil metros quadrados, onde se pudessem fazer grandes espetáculos, e não ficarmos apenas confinados ao Pavilhão Multiusos. Esse parque está ali, nessa zona, só temos de reajustar as coisas. Mas repito: este Espaço Jovem só deve receber aplausos, mas, no meu entender, poderiam tê-lo feito um pouco melhor”.

Texto: J.L./CMT

Fotos: CMT /J.L:

Faça o primeiro comentário a "NOVO ESPAÇO JOVEM: “UMA LOCALIZAÇÃO AGRESSIVA PARA OS JOVENS MAS APLAUDO O ESFORÇO DA CÂMARA”"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*