CDU/TÁBUA DENUNCIA FILAS DE ESPERA NO CENTRO DE SAÚDE

    Numa reunião realizada com responsáveis pela saúde do concelho de Tábua no passado dia 6 de abril, a CDU Tábua apresentou provas fotográficas daquilo que considerou ser um  caos no Centro de Saúde, ocorrido nos passados dias 26 e 27 de março, vendo-se dezenas de pessoas, durante horas, à espera sem serem atendidas.

    Segundo refere em comunicado a CDU, “os responsáveis pela saúde no concelho de Tábua reconhecem a existência de filas de espera, principalmente, aos domingos, no Centro de Saúde de Tábua, mas que essa espera podia-se evitar, pois grande parte das pessoas que foram ao Centro não tinham necessidade de se deslocar”.

    Esta informação foi dada na reunião que contou para além de uma delegação daquela coligação política composta por 3 elementos, do Diretor do ACES – Centros de Saúde Pinhal Interior Norte, Dr. Vítor Bernardo, Dr.ª Adriana Martins, Coordenadora do Centro de Saúde de Tábua, Luísa Coimbra, Enfermeira Gestora do CSTábua, Paula Viseu, Assistente Técnica e Dr. Capela Daniel, Ex – Coordenador do CSTábua.

    Segundo os responsáveis do CS, numa reunião de Câmara em 2022 onde estiveram responsáveis do Centro de Saúde de Tábua e das Juntas de Freguesia do concelho ficou acordado que alguns serviços passariam também a ser atendidos pelas Juntas de Freguesia no sentido de diminuir as filas de espera no Centro de Saúde, tais como requisições, agendar consultas, tratamentos, requisitar transporte em ambulância, e entregar elementos auxiliares de diagnóstico para avaliação.

  “Ficou decidido mas parece que não cumprido”, sublinha a CDU, acrescentando: ” Dado que não há uma divulgação consistente destas informações, as pessoas continuam a deslocar-se ao Centro de Saúde, sendo que na maioria dos casos, para tratar deste tipo de documentação, segundo os responsáveis da saúde no concelho de Tábua. O que faz o Centro de Saúde para divulgar? Põe 2 ou 3 A5 com esta informação no Centro de Saúde, que as pessoas nem reparam. E as Juntas de Freguesia o que têm feito? Pouco ou nada, pelo que parece”.

   A CDU apela que “ou por carta, por SMS ou outro tipo de informação, o Centro de Saúde Tábua e as Juntas de Freguesia do Concelho disponibilizem uma informação objetiva que chegue a todos os utentes, de forma a resolver o problema das filas de espera”.

   A Coligação reclamou também do já longo encerramento da extensão de Mouronho, sendo que, segundo os responsáveis do Centro de Saúde de Tábua, sem garantia a 100 por cento o atendimento será retomado em Junho de 2023.Reafirmou ainda que o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente em Tábua e passagem para Arganil, “foi um erro crasso”, realçando os custos que tem para os utentes do concelho.

Faça o primeiro comentário a "CDU/TÁBUA DENUNCIA FILAS DE ESPERA NO CENTRO DE SAÚDE"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*