Tábua apresentou em Viseu a “Tábua de Queijos e Sabores da Beiras”

O Município de Tábua apresentou esta manhã a “Tábua de Queijos e Sabores da Beiras” que se realiza nos dias 4 e 5 de Março no Pavilhão Multiusos de Tábua. A iniciativa decorreu no Solar do Vinho do Dão em Viseu, numa parceria com a CVR Dão, com o objectivo de alavancar a importância da ligação entre os vários produtos locais de qualidade e os impactos daí decorrentes para o desenvolvimento económico dos territórios rurais, bem como fomentar a atracção de novos públicos para visitar este Certame.

A edição de 2023 da Tábua de Queijos e Sabores da Beira representa o regresso ao seu formato tradicional, após os anos marcados pela pandemia, beneficiando de um programa diversificado, onde o Queijo Serra da Estrela, os Vinhos do Dão, os Enchidos, o Pão, o Mel, a Doçaria, mas também o Artesanato, a gastronomia local, as tradições e os grupos culturais se constituem como os principais atractivos, demonstrando a qualidade que o território tem para oferecer.

Com a presença de 120 expositores e produtores locais, o evento terá uma zona animal dinamizada pela Associação GEA, oficinas temáticas, showcooking, provas de queijos e de vinhos do Dão, sendo ainda palco do Programa “Aqui Portugal” da RTP1, durante a manhã e a tarde do dia 4 de Março.

Como factor de inovação associado a este Certame, será produzido localmente um Queijo Serra da Estrela com sal da Ilha do Sal, território com o qual o Município de Tábua celebrou recentemente uma geminação.

Para Ricardo Cruz, a Tábua de Queijos e Sabores da Beira apresenta-se como um momento de afirmação do Concelho de Tábua como um espaço de excelência na produção de produtos de qualidade que contribuem para o reforço da identidade deste Território marcadamente rural.

Arlindo Cunha, Presidente da CVR Dão, felicitou o Município pela coragem em assumir abertamente esta ligação entre os dois produtos com mais notoriedade da região, o Queijo Serra da Estrela e o Vinho do Dão, enquanto Manuel Marques da ANCOSE, destacou o apoio que o Município de Tábua está a disponibilizar aos produtores, incentivando a prática da ovinicultura, tendo o representante da Turismo Centro de Portugal, Jorge Loureiro, referido a importância destes Certames para o desenvolvimento turístico dos territórios e para a atracção de novos visitantes.

Faça o primeiro comentário a "Tábua apresentou em Viseu a “Tábua de Queijos e Sabores da Beiras”"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*