Presidente revelou que não vai seguir a recomendação do ministro do Ambiente que sugeriu o aumento das tarifas de água

 PSD de Tábua Contesta a não realização da FACIT

No período antes da ordem do dia da reunião pública de câmara Tábua ontem efetuada, o vereador Fernando Tavares Pereira, da coligação “Coragem para Mudar” do PSD/CDS, contestou o facto do executivo liderado pelo PS não ter realizado este ano a FACIT (Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua).”Não era uma semana, eram quatro dias, não seria com artistas nacionais mas com regionais, em vez de ser um palco alugado poderia ser um do próprio Município. Para mim, foi um período muito negro na história do comércio e serviços de Tábua, porque os comerciantes gostariam de ter exposto os novos produtos que surgiram nestes dois últimos anos apesar dos efeitos negativos da pandemia. Temos é de promover e não retirar aquilo que custou muito a fazer ao Município ”, frisou o vereador Fernando Tavares Pereira, acentuando que se poderia ter efetuado o evento com poucos custos e muita dimensão nacional tendo em conta as receitas que seriam obtidas, além de que o município tem equipamentos que garantiriam a sua realização. E numa intervenção posterior sobre o mesmo assunto, sublinhou: “Desse a ordem à oposição para realizar essa Feira, nós assumiríamos esse evento e eu não queria nada da Câmara”.

 O Presidente da edilidade, Ricardo Cruz, garantiu que se para o próximo ano o Governo voltar a cortar verbas ao Município de Tábua, como aconteceu no último OE, voltará a não realizar a Feira.

Uma outra questão em foco nesta reunião, respeitou à garantia dada pelo presidente que não vai acatar a recomendação do Ministro do Ambiente que pediu aos 43 municípios em zona crítica de abastecimento de água, como acontece com o de Tábua, de aumentarem as tarifas com consumos superiores a 15 metros. Dados os sistemas de captação de água existentes, desde a barragem do Paúl, à Aguieira. o autarca referiu “Não estarmos preocupados excessivamente com a questão da água, pois temos um bom sistema que nos dá garantias de responder às necessidades”, referiu Ricardo Cruz, enunciando uma série de iniciativas que visam prevenir os excessos de consumo de água no concelho

Foi também aprovado nesta reunião pela maioria dos vereadores o plano apresentado pelo executivo de reduzir os custos da iluminação pública, o chamado PDIP – Plano Diretor de Iluminação Pública. A Câmara vai instalar 1000 luminárias LED até ao final de 2022 com o objetivo de promover um aumento da eficiência energética.

Faça o primeiro comentário a "Presidente revelou que não vai seguir a recomendação do ministro do Ambiente que sugeriu o aumento das tarifas de água"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*