FESTA DOS CAROLOS EM VILA NOVA DE OLIVEIRINHA – EMOÇÃO NA HOMENAGEM AOS QUE PARTIRAM

   A iniciativa da Dona Felismina, senhora abastada que há setenta anos atrás se lembrou de confecionar e distribuir carolos pelas pessoas menos abastadas de Vila Nova de Oliveirinha e que trabalhavam na casa dos ricos, foi retomada domingo passado na localidade depois de dois longos anos de interregno por causa da pandemia.

    Os bombeiros assumiram o papel principal na organização desta festa, não apenas confecionando os carolos – agora doces, antes, mais salgados, como nos disse um popular – organizando os festejos com uma grande simbologia e uma carga emocional. Esta esteve bem patente nas homenagens aos que partiram, como referiu Vítor Melo, comandante da corporação, no ato de bênção de três novas viaturas, na presença de entidades convidadas, entre as quais, o presidente da Câmara e dois vereadores, e do muito público presente.

  “ São despedidas e, por isso, não vai haver champagne”, frisou Vítor Melo, antes de se acercar das três novas viaturas estacionadas na parada. Entre as quais uma a quem foi atribuída o nome do atual comandante Paulo Rodrigues, de saída do seu cargo após passagem ao Quadro de Honra, sendo substituído pelo seu adjunto, Nuno Santos. Dirigindo-se a Paulo Rodrigues, o presidente da corporação realçou a sua dedicação, resiliência e competência nos momentos mais difíceis, lembrando que foi ele quem lhe dirigiu, há onze anos atrás, o convite para desempenhar o cargo que ocupa. “Bem-haja pelo teu contributo à grandeza desta casa”, sublinhou Vítor Melo, antes de convidar Paulo Rodrigues a descerrar a pequena lápide na viatura com o seu nome, onde constavam esses dizeres elogiosos de gratidão pelos vinte anos ao serviço da corporação.

   Uma outra ambulância visou distinguir a equipa de vinte e uma pessoas que estiveram em serviço permanente na fase mais aguda de combate à Covid – 19 e que foi criada no quartel, entretanto encerrado durante esse período. “Fizeram esse serviço de alternância de forma gratuita, não sabíamos quando voltávamos e o que trazíamos para o quartel”. Na placa da ambulância constava precisamente esse agradecimento a essa equipa, simbolizado nas primeiras letras do termo COVID: o C de coragem, O, orgulho, V, de vida, I de integridade, D dedicação.

 Por último, e talvez o momento mais emocionante, teve lugar na apresentação de um novo carro de desencarceramento, uma antiga aspiração e necessidade da corporação, onde foi inscrita uma placa em homenagem à tesoureira, Luciana, já falecida., “símbolo de rigor, altruísmo, competência e entrega”, como acentuou Vítor Melo, com as lagrimas nos olhos.

 Ricardo Cruz proferiu breves palavras, destacando o papel dos bombeiros de Vila Nova de Oliveirinha e o que representam para a sociedade, aludindo ao “encontro de emoções” expresso nas homenagens feitas.

 Os festejos que marcaram o reatar desta tradição muito enraizada no povo de Vila Nova de Oliveirinha, desdobraram-se em várias eventos. No sábado, dia 14, o certame iniciou-se com a confeção dos carolos, seguido da recolha das broas cozinhadas pela comunidade. À noite, houve baile e fogo-de-artifício. No domingo, logo de manhã, procedeu-se ao hastear das bandeiras no quartel dos Bombeiros Voluntários, e, pelas 15 horas, na Igreja Matriz, realizou-se a Missa e Bênção dos carolos e da broa, presidida pelo Sr. Padre José Tomás, novo pároco de Midões.

  Em declarações prestadas a “O Tabuense” sobre a forma como viveu estes dois dias, Vítor Melo referiu-nos:

  “ Foi uma sensação única. Vimos aqui no quartel e na Igreja uma grande parte da nossa comunidade, uma massa humana significativa e acho que as pessoas estão necessitadas disto, para o seu bem-estar mental e psíquico. Foi um período muito longo em que estiveram confinadas e acho que os bombeiros também necessitavam de interagir com a sociedade”.

Texto: José Leite

Fotos: Plataforma Mouros TV

Faça o primeiro comentário a "FESTA DOS CAROLOS EM VILA NOVA DE OLIVEIRINHA – EMOÇÃO NA HOMENAGEM AOS QUE PARTIRAM"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*