“NÃO COMPREENDO A FORMA COMO OS AUTARCAS RECONHECEM OU NÃO OS FEITOS DOS ATLETAS OU DAS PERSONALIDADES DAS SUAS TERRAS.ÀS VEZES CONFUNDEM-SE AS DUAS POLÍTICAS”

LUIS JESUS ENTREVISTADO NO DIA DA INAUGURAÇÃO DA PISTA MULTIFUNCIONAL NO ESTÁDIO MUNICIPAL DE TÁBUA

 Decorreu no dia 30,no Estádio Municipal, a inauguração da Pista de Atletismo Mário Pinto Claro, um investimento superior a 300 mil euros e que demorou vinte anos a concretizar.

   Após o descerrar da placa inaugural e do mural de homenagem a Mário Pinto Claro, seguiram-se as intervenções do Presidente da Câmara, do Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Prof. Jorge Vieira, – que lembrou que esta pista faz parte de apenas  um  terço das autarquias que têm este tipo de infraestruturas –  da Diretora Regional do Centro do IPDJ, Catarina Durão e do homenageado, que foram unânimes ao enaltecer a concretização deste importante investimento, que constitui uma aposta séria e consistente no fomento do desporto.

   A designação dada a esta pista não obteve o consenso geral em Tábua, dado que o PSD chegou a avançar com um outro nome, Luís Jesus, um tabuense que se notabilizou na modalidade. Foi atleta olímpico nos 1500 e nos 5 mil metros em 1996,é detentor de vários recordes nas principais corridas no país, recordista nacional da maratona, atualmente é Presidente da Associação de Atletismo de Lisboa e da Associação Nacional de Atletismo de Veteranos, licenciado em gestão desportiva e tem ainda duas pós- graduações ligadas ao desporto, sendo ainda treinador de segundo nível de atletismo, Nasceu e foi criado nesta terra, tendo desempenhado funções na Câmara Municipal.

   “O Tabuense” pediu a Luís de Jesus para comentar esta cerimónia:

 – Esta pista é sem dúvida uma mais-valia não só para Tábua mas para os concelhos vizinhos. Acompanhei de perto a fase inicial deste processo, quando o Eng.º Ivo Portela era Presidente da Câmara e achei que os passos que estavam a ser dados seriam importantes para o desenvolvimento desta modalidade, que eu abracei e que me levou ate aos Jogos Olímpicos. Sem o apoio de ninguém, mesmo da autarquia. Apenas eu conseguiu esse objetivo, mas era bom que através desta infraestrutura, daqui a vinte anos surjam mais atletas a vingar no atletismo. É óbvio que ainda não está apetrechada, que vai ter um caminho a percorrer de forma a possibilitar que outras disciplinas possam aqui ser praticadas. Mas isso vai levar o seu tempo e também é necessário que surjam praticantes com essa aptidão. É preciso manter a atividade, procurar atletas, por que, se tal não acontecer, é mais uma das infraestruturas que se cria com dinheiros da tutela e da autarquia que pode ficar parada, se não  lhe for  dado o uso devido. Espero que Tábua consiga demonstrar o contrário.

 Sobre o nome atribuído à pista, Luís Jesus refere: “Em muitos casos dá-se o nome de atletas olímpicos às pistas, com grandes feitos nacionais e internacionais, a dirigentes que se destacaram. A Câmara de Tábua optou por dar o nome a um dirigente de um clube que dedicou parte da sua vida ao atletismo em Tábua, depois de estar reformado. Foi uma escolha da autarquia.

   Sobre se o concelho lhe tributou a devida homenagem à atividade que tem desenvolvido, sempre nos escalões mais elevado, o antigo atleta olímpico refere: “Não compreendo muito bem a forma como os autarcas reconhecem ou não os feitos dos atletas ou das personalidades das suas terras. Muitas vezes, são misturadas as políticas com o desporto. Enquanto há autarcas que aproveitam os valores das suas terras para servir de motivação aos mais novos, outros não o fazem. Em Tábua já recebi vários prémios de reconhecimento, como foi a Medalha de Mérito de Carreira, por isso, essa parte intelectual foi-me reconhecida. Não posso ficar triste ou dececionado porque a política da autarquia foi a de reconhecer outra pessoa que tem os seus méritos e como forma de homenagem pelos seus 23 anos de dedicação ao atletismo no concelho.

Faça o primeiro comentário a "“NÃO COMPREENDO A FORMA COMO OS AUTARCAS RECONHECEM OU NÃO OS FEITOS DOS ATLETAS OU DAS PERSONALIDADES DAS SUAS TERRAS.ÀS VEZES CONFUNDEM-SE AS DUAS POLÍTICAS”"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*