ARISTIDES SOUSA MENDES TINHA RAÍZES FAMILIARES EM MIDÕES

 Maria Angelina Ribeiro de Abranches (1861-1931), mãe de Aristides de Sousa Mendes, o antigo cônsul de Portugal em Bordéus que salvou milhares de vidas do Holocausto, era natural de Midões. A avó materna, Maria dos Prazeres Ribeiro de Abranches (1837-1910), também era filha bastarda do 2º Visconde de Midões. O pai do antigo diplomata/herói, José de Sousa Mendes (1857-1921), foi juiz no Tribunal da Relação de Coimbra.

  Em 19 de outubro de 2021, Aristides Sousa Mendes recebeu honras de figurar no Panteão Nacional, 67 anos após a sua morte. Esta homenagem, motivada pelas suas ações enquanto cônsul, traduziu-se na forma de um túmulo sem corpo, numa cerimónia onde participaram as mais altas entidades portuguesas, entre as quais, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que enalteceu a figura do antigo diplomata português.

  Assim, o corpo de Aristides de Sousa Mendes continuará em repouso no concelho de Carregal do Sal, terra onde nasceu e viveu (1885-1954), preservando-se a importância cultural e económica que a sua presença tem no turismo da região.

   Figura controversa da diplomacia, Aristides de Sousa Mendes desafiou por várias vezes as regras do seu tempo, tendo até sido alvo de processos disciplinares. Um dos seus atos, porém, valeu-lhe o reconhecimento universal. A 10 de maio de 1940, quando a França foi invadida pela Alemanha nazi, durante a Segunda Guerra Mundial, Aristides era cônsul em Bordéus, França, e desafiou as ordens expressas do então presidente do Conselho de Ministros, António de Oliveira Salazar. Durante três dias e três noites concedeu vistos de entrada em Portugal a milhares de refugiados. Entre estes, incluíam-se muitos judeus, que fugiam da Alemanha, da Áustria, de França e de outros países já ocupados pelos exércitos alemães, e famílias de várias nacionalidades que tentavam fugir dos bombardeamentos e regressar às suas pátrias. Embora o número total de vistos passados por Sousa Mendes seja desconhecido, algumas fontes históricas apontam para cerca de 30 mil, sendo um terço deles para judeus.

Aristides Sousa Mendes desafiou por várias vezes as regras do seu tempo. Era bisneto do 2º Visconde de Midões

  Construído no século XIX, pelo 2º Visconde de Midões (César Ribeiro de Abranches Castelo Branco), o Palácio de Midões é definitivamente uma das grandes joias da Beira e um exemplo deslumbrante da arquitetura tradicional portuguesa da região. O palácio também é conhecido como Palácio das Quatro Estações devido às estátuas icônicas que se elevam na entrada principal, cada uma representando uma estação: primavera, verão, outono e inverno. A avó materna de Aristides Sousa Mendes, Maria dos Prazeres Ribeiro de Abranches, era filha bastarda do 2º Visconde de Midões

Faça o primeiro comentário a "ARISTIDES SOUSA MENDES TINHA RAÍZES FAMILIARES EM MIDÕES"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*