“DESEJO UM CLARO ROMPER COM O PASSADO,COM ESTA POLÍTICA DE QUASE DITADURA”

PAULA RIBEIRO PODE SER A PRIMEIRA MULHER A PRESIDIR À ASSEMBLEIA MUNCIPAL DE TÁBUA.EM ENTREVISTA A “O TABUENSE”APONTA UM GRANDE OBJETIVO:

 ENTREVISTA: JOSÉ LEITE

 A Assembleia Municipal de Tábua poderá a partir do próximo dia 26 ser presidida pela primeira vez por uma mulher. A advogada Paula Ribeiro candidata-se a esse cargo pela coligação PSD/CDS-PP e, nesta entrevista a “O Tabuense”, sustenta que poderá marcar a diferença e catapultar para a vida Municipal todas as mulheres que queiram ter intervenção política e dar o seu melhor para a causa pública em defesa dos supremos interesses dos tabuenses.

O que motivou a Srª Drª a aceitar candidatar-se pela coligação “Coragem para Mudar”?

O que me levou a aceitar o desafio proposto pelo Sr. Fernando Tavares Pereira para encabeçar a lista para a presidência da Assembleia Municipal de Tábua, foi desde logo nada mais
nada menos a referência do Sr. Fernando Tavares Pereira como pessoa, nosso líder e mentor.

  Ao longo dos anos muitas têm sido as conversas entre nós, visando um único ponto, que é o querer o melhor para Tábua.

  A experiência das última campanha de 2017, o espírito de companheirismo que se criou com o Sr. Fernando e com toda a equipa designada mente o Carlos Santos e os outros vereadores que  nos substituíram, Vítor Meio, bem como com todas as pessoas que nos acompanhavam nos

comícios e nos ajudaram, Presidentes de Junta etc, tudo isto serviu para ganharmos mais experiência e responsabilidade para o período que se avizinha, que são as eleições do próximo
dia 26 de Setembro. Acredito, que todos em conjunto podemos fazer a diferença para Tábua e para os Tabuenses, todos somos pessoas empenhadas, com as nossas vidas profissionais já sedimentadas. Isto faz com que o que nos move é a certeza de fazermos uma diferença abismal na maneira de gerir os destinos de Tábua e dos Tabuenses, porque o que interessa são as pessoas, primeiro as pessoas e depois tudo o resto.

Uma mulher a presidir à Assembleia Municipal poderá marcar a diferença, precisamente pelo facto de um dos enfoques da candidatura privilegiar as pessoas e o desenvolvimento do concelho?

Como mulher sei que não é fácil ser destacada para um lugar de tanta importância. No entanto até aí pretendemos fazer a diferença e catapultar para a vida Municipal todas as mulheres que queiram ter intervenção política e dar o seu melhor para a causa pública. Apesar de que, há vários anos, já fez o seu percurso uma grande senhora a Dra Maria do Rosário, que ao longo dos anos sedimentou o papel das mulheres na politica Tabuense.Um bem haja para ela e um obrigado muito sentido da minha parte e de todas as mulheres que exercem funções, no nosso município.

  A questão mulher/homem para mim não se coloca, somos todos iguais, independente do género, o que interessa é trabalhar e o trabalho é transversal a todos, embora reconheça que ainda há muito a fazer nesta matéria.

 Como comenta a atual situação que se vive em Tábua? O que falta no concelho e qual o contributo que pode vir a dar visando uma melhor qualidade de vida dos tabuenses?

Quero para Tábua, uma sociedade aberta, onde exista pleno respeito por tudo e por todo independente da ideologia política que cada um tiver, respeito pela democracia e, acima de tudo, muita dignidade, saber ouvir opiniões diversas das nossas, respeito pelas minorias.

   Politicamente desejo que exista um claro romper com o passado, com uma politica de quase ditadura, onde quem tem o poder quer governar sozinho sem qualquer paciência ou até interesse por parte de quem está na oposição, todos temos um papel a desempenhar na máquina política. Assim se vai criar uma nova sociedade mais livre e aberta, mais justa e consentânea com as necessidades daqueles que mais importam, que são os Tabuenses.

  Mas, no seu entender, quais são os pontos “negros” em Tábua?

  Tábua, evoluiu nos últimos anos, a Vila de Tábua, não as freguesias, as suas aldeias, e evoluiu no que concerne a cultura, vias de comunicação, mas e o resto? O resto está tudo por fazer:

  1. No que diz respeito ao meio ambiente, saúde e bem – estar das populações residentes no nosso concelho, onde está o saneamento básico prometido há tantos anos, e que nunca vê o seu fim à vista, para que se fazem ETARES, sem qualquer tipo de estudo de impacto ambiental  e para que servem se não existe saneamento básico nas aldeias, é possível ver e sentir nos dias que correm o cheiro nauseabundo da falta de saneamento básico nas nossas aldeias, estamos num concelho do terceiro mundo.

Isto não é compatível com a qualidade de vida dos nossos munícipes, muitos deles idosos, e muitos deles que há uns anos atrás decidiram abandonar a cidade para residir nas nossas aldeias à procura da qualidade de vida e o que encontram, um concelho de 32 mundo.

  Não basta fazer Etares, tem que se planear, estudar, e fazer a ligação das mesmas ao saneamento básico e isto não aconteceu, promete-se e não se faz.

b) No que concerne aos jovens, muito se idealiza, mas pouco foi feito, quais foram as iniciativas da Câmara durante os últimos anos para fazer com que os jovens fiquem em Tábua?

Não sou apologista da politica do deita abaixo, dizer mal de tudo, estamos num estado de direito, respeito todas as opiniões, gosto de ouvir toda a gente, aprendo com todos, essa é a

minha política de vida, foi assim que os meus pais me educaram e é assim que me defino.

  Aceitei este desafio, porque quero dar o meu contributo pessoal e profissional, para que juntamente com a nossa equipa possamos ter um concelho mais próspero, empreendedor, com mais qualidade de vida a todos os níveis.

  O nosso slogan  “Coragem para Mudar” diz tudo, coragem para mudar procedimentos, coragem para mudar políticas, e acima de tudo fazer diferente, diferente de tudo o que tem sido feito.

A “bazuca” financeira que está a chegar a Portugal e que irá também privilegiar as autarquias pode ser uma panaceia para essa situação, com o município a aprovar numa das últimas reunião da Assembleia Municipal o afluxo de muitos milhões para construir novas vias rodoviárias, obras que devem arrancar dentro de dias? Não será isso uma manobra eleitoralista?

  A bazuca financeira é utilizada pelo PS, para ludibriar o povo, as pessoas pensam que são os milhares que vêm por aí que vão servir de remédio para todos os males, mas isto é uma estratégia, para continuar a haver uma governação sem rei nem roque, de que serve tanto dinheiro se não existir critério e equidade na sua distribuição e uma correta definição de prioridades.

  Temos também que ser auto- suficientes, criar um concelho que consiga resistir às adversidades, sem ser abalado logo ao primeiro sobressalto.

  Esta é a altura crucial para Mudar o DESTINO do nosso concelho, só uma equipa como a do Sr. Fernando Tavares Pereira pode garantir uma boa gestão camarária, o que permitirá usufruir de um maior rigor na aplicação do dinheiro que poderá vir para Tábua, com a chamada Bazuca.

  Veja-se o que se passou em 2017, e o que se passa ainda hoje, os incêndios, as casas que arderam, o que ainda falta reconstruir, a miséria de muitas famílias, o estado falhou com a maior parte delas, a nossa Câmara falhou com os nossos Munícipes, esta é a nossa realidade.

Que mensagem final quer deixar aos tabuenses?

Como Presidente da Assembleia Municipal irei dar o meu melhor para que conjuntamente com os meus companheiros e companheiras de equipa possamos trabalhar em prol de Tábua e das suas gentes.

Faça o primeiro comentário a "“DESEJO UM CLARO ROMPER COM O PASSADO,COM ESTA POLÍTICA DE QUASE DITADURA”"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*