AUTÁRQUICAS 2021- INQUÉRITO AOS CANDIDATOS

 “O Tabuense” convidou os líderes das forças políticas concorrentes às Autárquicas em Tábua a pronunciar-se sobre três questões, iguais para todos.

Eis as perguntas que formulamos:

1)  Que balanço faz desta campanha eleitoral? Pensa ter introduzido algo inovador em termos eleitorais?

2)  Qual (ou quais) as matérias que, na sua opinião, não foram resolvidas no último mandato e que urge serem solucionadas pelo novo executivo? Por outras palavras: qual o grande problema com que Tábua se debate e que, no seu entender, terá capacidade para o resolver?

3)  Uma mensagem final que queira deixar aos tabuenses

Fernando Tavares Pereira ( PSD/CDS):

“Esta é a única oportunidade que os Tabuenses têm para colocar à prova uma nova governação”

1) Esta campanha eleitoral no que respeita a esta candidatura “Coragem para Mudar” foi pautada por três “pilares” fundamentais. Os nossos jovens, por eles e pelo seu futuro, alcançamos verdadeiramente grandes vitórias. O acordo com o IPG (Instituto Politécnico da Guarda) que nos garante cursos (CTeSP) a serem ministrados em Tábua, para jovens Tabuenses e que aqui queiram estudar, que vão decorrer por períodos de 2 anos e com alta qualificação e saída para a vida ativa. A criação do primeiro Centro de Formação para a Comunicação Social, já com acordos celebrados com órgãos de Comunicação Nacional, trazendo não só para Tábua, os futuros homens da comunicação, além de se tratar de algo totalmente inovador no nosso país. Aliás, não andou esta candidatura a “tentar aparecer”, em locais de conforto, para tirar umas fotografias, fomos junto dos jovens, ouvimos as suas queixas, compreendemos as suas necessidades e asseguraremos a resolução.

  Os mais idosos, aqueles que trabalharam uma vida inteira para herdarmos a terra que hoje temos, mas que lhe devemos garantir cuidados de saúde, cuidados do dia-a-dia, apoio a todos os níveis e que nunca se sintam sozinhos. Para todos temos medidas que são fundamentais, como o transporte para compra dos seus medicamentos, para tratarem dos seus afazeres no centro da Vila, para se deslocarem ao Centro de saúde.

A toda a população tabuense, existem necessidades que são fundamentais e urgentes de resolver. Desde as vias de comunicação que são vergonhosas, passando pela colocação das ETARES em funcionamento e, aquelas que estão a despejar para os nossos rios toda a porcaria, imediatamente corrigir e assegurar o cumprimento pelas normas ambientais e garantindo a nossa saúde. Sim, temos ainda consciência que muito teremos a fazer quer no plano da renegociação para valores mais baixo do preço da água que pagamos, quer na recuperação de tanto património que se encontra abandonado ou em enorme degradação. Sempre se diga que é o turismo (a todos os níveis) que queremos fomentar no nosso concelho.

Para todos garantir melhores condições, mas sempre com preocupação de construir hoje para não perdermos a evolução de amanhã.

Mas quero que se saiba que visitei todas as nossas aldeias, cumprimentei milhares de pessoas, sei o que lhes faz falta e com a Câmara comigo como presidente (que irá acontecer já a partir de domingo), terá que fazer para que todos se sintam bem e num muito melhor concelho que este que temos hoje.

2)  Os últimos anos de governação levaram ao declínio o nosso concelho. Existe tanto para fazer que seria falta minha se desse prioridade a qualquer um que não todos aqueles que garantem a saúde e a segurança dos tabuenses. Como referi na anterior resposta, as ETARES são de urgente resolução, aliás, a sua atual situação configura crime ambiental, com o qual jamais serei conivente.

Na HABITAÇÃO, direcionar as ARU – Áreas de Reabilitação Urbana- de forma correta e justa, assim como também se deve criar uma ELH – Estratégia Local de Habitação, tais como medidas de apoio à recuperação de habitações, tais como isenção de impostos municipais. Para isso será necessário a identificação das ARU, tal como, a necessária revisão do PDM (Plano Diretor Municipal), cuja revisão anda para ser feita há mais de 20 anos, algo que até aos dias de hoje não aconteceu; lamentamos a saída de muitos residentes do concelho de Tábua para outros concelhos e regiões, pela impossibilidade de construção de habitações, comércio e serviços, na maioria das freguesias; Criação de estacionamentos em diversas zonas da vila; Recuperação de alguns espaços verdes e outros espaços de lazer no município; Criar zonas verdes em Tábua, para que, quem nos visita, encontre todas as condições para se receber os nossos visitantes. Na verdade, a vila de Tábua não tem neste momento um parque à altura de receber e proporcionar o seu bem-estar. E assim possam voltar e dizer que Tábua tem todas as condições, não só na vila, mas sim em todas as freguesias do concelho.

No SANEAMENTO BÁSICO, lamentavelmente, passados mais de 30 anos de Portugal ter entrado na União Europeia e depois de tantas verbas de apoio para saneamento e águas para o nosso concelho, ainda não estejam concluídos e a trabalhar corretamente mais do que 35% dessas infraestruturas; ou estão por fazer, ou não trabalham em condições. Pois que, entre poços de bombagem e ETAR’s em mau funcionamento, serão 21 localidades ou mais. Assim como aldeias sem qualquer saneamento básico, são mais de 30. Entre outras aldeias em que existe uma parte com saneamento e outras nem se vê. Quer dizer que, na mesma aldeia, há dois pesos e duas medidas. “Será política ou falta de planeamento de gestão dos dinheiros públicos?” O que lamentamos, nesta fase, em que os concelhos desta região e do país têm estas infraestruturas quase concluídas, e Tábua está numa situação que envergonha o nosso concelho e nos envergonha a nós, tabuenses.

Nas ÁGUAS, a sua qualidade é outra preocupação para as populações. Assim, e porque nunca foi feita, é urgente proceder a uma inspeção rigorosa na qualidade do serviço de abastecimento, nomeadamente na criação de mecanismos automáticos de deteção de problemas que existam a nível das respetivas condutas.  Há muito que os tabuenses reclamam por um preço mais baixo da água. Exigimos, junto da empresa “Águas do Planalto”, uma revisão do contrato entre o município e esta empresa. Além do preço, o serviço é deficitário: todos sabemos que são constantes os cortes no abastecimento da água. Muitas vezes trata-se de reparações de anomalias que, caso houvesse uma manutenção preventiva, tais cortes não aconteceriam. Transtornos tanto no abastecimento de água, como consequentemente na circulação rodoviária. Deve, assim, a Câmara exigir do concessionário uma manutenção regular dos sistemas de tubagens, colocando novas tubagens se necessário, para que não cause transtorno aos consumidores que já pagam a água tão cara. Instalar e/ou recuperar um ponto de água em cada aldeia, num dos chafarizes existentes e abandonados, a fim de, quem nos visita, e que infelizmente muitas das aldeias deste concelho não têm um estabelecimento nem para tomar um café, possam pelo menos ter água para poderem beber em caso de necessidade.

Na SAÚDE, Médico para todos! Alteração de competências e um compromisso com toda a população; Acordos com taxistas para os habitantes das freguesias mais distantes da sede do concelho, seja para compra de medicamentos, realização de exames médicos, entre outras obrigações; Promover junto do Ministério da Saúde a reabertura das extensões de saúde entretanto encerradas; Promover, junto do Ministério da saúde a abertura permanente do Centro de Saúde de Tábua; Criar uma linha de apoio aos utentes/doentes, com maiores dificuldades financeiras, possibilitando-lhes um melhor acesso à compra de medicamentos.

NA REDE DE TRANSPORTES PÚBLICOS, a elaboração de uma estratégia de transporte coletivo de baixo custo em todo o concelho, através do novo programa de mobilidade em transportes não poluentes, como bicicletas, mini-bus elétricos ou outros, incentivando os taxistas ou outros transportes credenciados com apoios locais para adaptação a esses serviços. A rede de transportes das freguesias para o município praticamente quase não existe, o que é urgente criarmos condições de mobilidade que sirvam todos e não só alguns. Uma vez que as necessidades dos nossos idosos e da interioridade do nosso concelho, terem necessidades de preços a baixo custo, pois que com reformas de cerca 300€ para medicamentos e transportes, como é que se pode viver? Infelizmente, quando não estamos em período escolar, as populações ficam desprovidas de qualquer transporte. A linha que servia Meruge e Coimbra deixou de funcionar há muitos anos. Com passagem por Tábua, vamos trabalhar para que esta linha seja reativada e assim baixar os custos de quem tem necessidade de se deslocar aos serviços médicos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, assim como outros departamentos públicos que tenham horários a condizer com as necessidades de cada um. O que hoje não acontece, lamentavelmente. Coisa que o município nada fez para reativar a mesma.

No que respeita às VIAS DE COMUNICAÇÃO, a conservação da rede viária em todas as freguesias deverá ser feita de forma equitativa, não beneficiando uns para prejudicar outros. Os caminhos rurais são também parte integrante da nossa rede viária, utilizados por muitos tabuenses. É necessário agir nesse sentido, investindo onde seja necessário.  A ligação do nó de Midões à variante no sentido da Covilhã continua, há anos, por ser feita. Tal acessibilidade evitaria que, quem vem de Midões para Tábua, tenha que ir à rotunda de Tábua e obrigatoriamente voltar para trás. Negociação com as entidades responsáveis (IP) para a reestruturação de algumas vias rodoviárias do concelho assim como ligações rápidas ao transporte ferroviário e também o acabamento do IC6, 7 e 37 que tanto prejudicam o desenvolvimento de Tábua e de toda a nossa região. Criação de mini-cais fluvial (marina) no Rio Mondego, dinamizando o turismo recreativo fluvial.

Ainda na EDUCAÇÃO e DESPORTO e porque a educação é um pilar fundamental na vida dos nossos jovens, assume esta candidatura um incentivo à natalidade no valor até 3.000€ (três mil euros); com esta medida, pretende-se reverter  o cenário que atualmente estamos a assistir, de perda de população. Queremos rejuvenescer o concelho de Tábua, proporcionando condições dignas para as famílias. Embora mantendo o ensino que temos, propomos criar Cursos Técnicos superiores profissionais em Tábua, (após conclusão do ensino secundário) tendo já estabelecido um acordo com o IPG (Instituto Politécnico da Guarda) que irá formar em Tábua, com, tendo uma duração de 2 anos, que pela qualidade reconhecida da instituição de ensino, vão poder garantir novos objetivos profissionais, que até agora não eram possíveis em Tábua. Criação de bolsas de estudo para alunos carenciados, bem como a atribuição anual de prémios monetários aos melhores alunos de cada ano letivo; Criação do Centro de Formação para a Comunicação Social em Tábua, que será pioneiro no país, contando com o apoio de vários órgãos de comunicação social nacionais, regionais e locais, desde a imprensa, rádio, televisão e digitais. Melhorar as condições para que, durante o período de férias escolares, e sempre que o estabelecimento de ensino não possa responder a estas necessidades, sob a forma de ocupação de tempos livres e garantindo a segurança aos nossos jovens.  Trabalhar junto do Ministério da Educação a criação e construção de uma escola até ao 9º ano no Baixo Concelho, tendo já existido projetos, assim como terrenos disponíveis para a sua construção. E assim, 5 dessas freguesias, beneficiarem deste ensino mais próximo das suas residências, não tendo que estar, alguns dos alunos, cerca de 12 horas fora da sua residência. Levar a cabo ações de sensibilização junto dos jovens, para, nos períodos de férias, tomarem contacto com a realidade da agricultura, da pecuária e da floresta no concelho, alertando-os para a necessidade da sua manutenção e preservação. Criação de um programa de apoio real à prática de desporto, com a comparticipação do pagamento da taxa de inscrição a todos os que se inscrevam em provas de âmbito nacional ou regional. Criar passeios de acesso ao campo Municipal de Tábua, pois que fazem-se infraestruturas, mas esquecem-se de um acesso condigno (passeios). Mais como muitos outros, falta planeamento do município.

Já  o  TURISMO e LAZER, construção de sanitários públicos na vila de Tábua; Formação de equipas de guias turísticos que apoiem a atividade no concelho, principalmente nas épocas de maior procura; Criação de passeios lúdicos em todas as freguesias para que os nossos idosos conheçam o que se produz e faz nas nossas aldeias; Recuperação de parques de merendas existentes, assim como construção de outros em aldeias ou locais aprazíveis do nosso concelho, através da dinamização dos Rios Mondego, Alva, Cavalos, criando alguns passadiços nos mesmos, onde se podem proporcionar o lazer e passeios, criando todas as condições para os mesmos. Aproveitando as praias fluviais que já existem e outras que se possam desenvolver nas margens dos referidos rios, assim como todo o apoio necessário a infraestruturas, para que os novos investidores tenham o apoio justo e necessário para os seus investimentos, estando o município aberto a colaborar nos seus projetos e assim termos um turismo em diversas áreas onde quem reside e nos visita, possa ter espaços com dignidade e assim passar no concelho as suas férias.

Já na ECONOMIA e EMPREENDEDORISMO a criação do Grupo Municipal para o Desenvolvimento Empresarial de Tábua, liderado pelo economista Dr. António Nina. Entre outras valências, este gabinete permitirá informar e efetuar candidaturas aos diversos fundos estruturais para a atividade económica, nos ramos de atividade industrial, comércio, serviços, instituições de solidariedade social e agricultura. Promoção e reativação de todas as feiras que existiam no concelho, uma vez que estas são potenciadoras de desenvolvimento para a nossa economia local e assim apresentarem os produtos locais às populações; assim como criar as feiras anuais do pão e do pastel (Terra dos Padeiros) onde os tabuenses já foram líderes nacionais desse mercado; nunca esquecer o passado! Parque para camiões de transportes internacionais; Proceder a uma análise de funcionamento do mercado Municipal, assim como à sua ampliação e arranjos de todos os espaços envolventes, incluindo o centro de exames de condução. Aumentar ou criar um novo polo industrial, comercial e de serviços para que se possa atrair novas empresas, com novas tecnologias, para que seja possível oferecer emprego qualificado aos Tabuenses, potenciando a fixação no concelho dos jovens com formação intermédia e superior. Incentivo ao uso das energias renováveis em todas as suas variantes; sendo o município o primeiro a dar esse exemplo. Não podemos continuar a perder população, como tem acontecido nas últimas décadas. Isto só demonstra incapacidade de quem tem gerido o município de Tábua em criar incentivos à população para que se pudessem ter fixado. Para isso, estamos nós dispostos a apoiar empresários, assim como os jovens a criarem as suas próprias empresas e terem as condições necessárias, tais como outros concelhos o têm feito.  Criar ARU’s em edifícios industriais abandonados, como o caso da desativada cerâmica de Candosa, entre outros para que o departamento de desenvolvimento empresarial do município possa captar investidores para o desenvolvimento dessas indústrias desativadas, onde iriam beneficiar dos impostos estatais, assim como municipais.

Importante em relação à CULTURA informar que André Rui Graça será o responsável pelo Departamento da Cultura de Tábua. Criação de um roteiro turístico e património religioso do concelho e região, em conjunto com as unidades turísticas locais. Reabilitação das antigas escolas primárias com centros de interpretação local e de apoio a todas as coletividades locais, podendo ser preparados como pontos de “Aldeias Seguras”. Recuperar nas aldeias mais desfavorecidas e onde não existe qualquer tipo de comércio ativo, dando incentivos para que não só nessas aldeias, assim como em outras onde a população é mais idosa, para poderem, em conjunto com os jovens ainda aí residentes, criarem o seu espaço nas associações locais, e aí terem uma atividade cultural e de lazer, onde possam usufruir de instalações dignas e usufruírem desses espaços.  Em colaboração com a Associação de Antigos Combatentes de Tábua, deverá ser erguido um monumento comemorativo da Retirada das Tropas de Napoleão em Março de 1811, na Moita da Serra. Recriação de um anuário cultural, dinamizando pela figura mais simbólica do concelho de Tábua (João Brandão) como alavanca promocional. 

Já na SEGURANÇA e PROTECÇÃO CIVIL dizer que as catástrofes que têm ocorrido na nossa região têm demonstrado que é premente uma atenção especial à segurança e proteção dos cidadãos. Será que Tábua, com as águas mais caras do país, não houve capacidade para que as bocas-de-incêndio já tivessem com a sua situação resolvida em todo o concelho? Em caso de haver outra catástrofe como a de 2017, tudo continua na mesma. Sem condições de apoio de água aos carros dos bombeiros! No ordenamento florestal e agrícola, praticamente nada se fez. Caminhos, floresta, tudo se encontra em situações de abandono. A limpeza e reflorestação deveriam ter sido, entre outros, os pilares base da recuperação para uma floresta sustentável e segurança das nossas populações. Recuperação e criação de lagos, em nascentes naturais, a fim de facilitar o abastecimento de água aos meios de socorro, em caso de catástrofes; Colaboração com as autoridades, nomeadamente com a GNR, na prevenção do crime; Manutenção a tempo inteiro de um espaço de apoio à agricultura/floresta e cadastro para parcelários e candidaturas, que existe, mas com muitas deficiências no apoio a quem tem necessidade do mesmo. Por isso, deveria ser um apoio permanente, uma vez que, agora existe mais um problema com as demarcações do novo espaço de cada freguesia. Pois muitos proprietários neste momento não sabem sequer que houve alterações de âmbito territorial das freguesias. Por exemplo: Midões, Tábua e Candosa. Há proprietários que hoje não sabem a que freguesia pertencem os seus terrenos. O que lamentamos, pois sem uma consulta pública nada disto se deveria fazer.

Por último mas não menos importante, a  PROXIMIDADE ENTRE A CÂMARA E OS MUNÍCIPES, a criação de um gabinete de apoio aos Munícipes; Gabinete de apoio migratório de forma a captar emigrantes para Tábua que queiram voltar e para apoiar os imigrantes que chegam e querem investir ou trabalhar no concelho.

3) Esta é a verdadeira oportunidade de ser mudado o rumo de todo o concelho de Tábua. Esta é a única oportunidade que os Tabuenses têm para colocar à prova uma nova governação. Creio que fica claro que há insatisfação com os últimos anos, a governação PS foi um verdadeiro desastre. Votar no candidato que se apresenta o sufrágio é aceitar e compactuar com este cenário atual. Aliás, o candidato do PS, em entrevista dada a uma rádio de Arganil, afirmou que “iria dar continuidade às políticas do atual executivo”. Assim sendo, podemos contar com mais do mesmo, enquanto o voto na coligação do PSD – CDS-PP é ter a CORAGEM PARA MUDAR por cada eleitor, por cada um de nós, pelas nossas famílias.

    Os tabuenses seguramente sabem que o voto em mim, na equipa que lidero e que é composta por pessoas responsáveis e com capacidades para exercer os cargos a que se propõem, são a garantia de um concelho de futuro para todos.

   Juntos vamos construir um concelho de excelência e do qual nos orgulharemos!

—————————————————————————————

RICARDO Cruz:” Queremos que Tábua seja um concelho de excelência e com muita qualidade de vida” 

1)  Faço um balanço extremamente positivo da campanha do Partido Socialista, COMPROMISSO COM TÁBUA e estou convicto numa grande vitória nas Eleições Autárquicas 2021.

O NOSSO COMPROMISSO é com todos os Tabuenses e por isso pedimos o contributo dos mesmos e assumimos reuniões e visitas de trabalho com todas as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho, bem como com Associações Empresariais e Institutos de Ensino Superior e de Tecnologia e Inovação, com Estabelecimentos Escolares e de Ensino Profissional. Visitámos inúmeras empresas, reunimos com o Instituto de Emprego e com a ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, com quem iremos estabelecer uma parceria para implementar uma Queijaria Comunitária que permitirá fazer queijo certificado. O COMPROMISSO COM TÁBUA também passou pelas freguesias num contacto direto com as populações, estreitando as relações e com o objetivo de identificar necessidades, assumindo e reforçando este modo de trabalhar, característico desta candidatura e do PS Tábua. Realizamos sessões de esclarecimento, baseadas numa abordagem séria e direta, evitando os “bailaricos” e os “comes e bebes”, respeitando assim as indicações da DGS – Direção Geral da Saúde e os Tabuenses.

Estivemos nos Bombeiros e no Centro de Saúde de Tábua procurando, em conjunto, encontrar soluções para o aumento da qualidade dos serviços, bem como na GNR, com o desígnio da abordagem das condições de segurança que permitam o exercício dos direitos, liberdades e respeito pelos Tabuenses.

Inovámos com a conceção de uma Mandatária Sénior e um Conselho de Jovens, oriundos de TODAS as Freguesias, mas também ao apresentar um programa eleitoral, UM COMPROMISSO COM TÁBUA, e com TODOS os Tabuenses verdadeiramente participado, inclusivo e abrangente, um programa baseado em 8 eixos fundamentais que permitirá impulsionar Tábua na direção de um futuro próspero.

2)  Queremos que TÁBUA retenha e chame ainda mais pessoas, que seja uma terra onde se possa nascer, crescer, trabalhar e viver, que seja um Concelho de excelência e com muita qualidade de vida. As Infraestruturas, Mobilidade e Planeamento Urbano, onde iremos investir mais de 5 milhões de euros, o Ambiente, Florestas e Recursos Energéticos, onde a economia circular terá de ser uma realidade, bem com a implementação de uma Comunidade Energética e o aumento da rede de saneamento básico, onde no último (atual) mandato foram investidos mais de 3 milhões de euros nas freguesias, assim como a aposta em medidas de Defesa da Floresta contra Incêndios e num Centro Municipal de Proteção Civil. O investimento na Educação, Cultura e Turismo, consolidando o projeto +sucesso escolar e a aposta no Ensino Superior em Tábua, bem como numa Biblioteca Itinerante, num Museu Sarah Beirão, nos Centros de Interpretação e reativar os Moinhos de Água e a Via Romana da Pedra da Sé, será fundamental. A Juventude e Cidadania Ativa, Desporto e Lazer, onde o Orçamento Participativo Jovem, a Ocupação de Tempos Livres, o Desporto para TODOS, o investimento na Rede de Percursos Pedonais e Cicláveis, a ligação à ECOPISTA do Dão, a requalificação da Zona de Lazer de Vale de Gaios, Sevilha, ou mesmo trazer o Rally de Portugal para Tábua, integram também os eixos fundamentais do COMPROMISSO COM TÁBUA.

Associativismo e Sociedade Civil, apostando nas manifestações culturais populares e no desenvolvimento do trabalho efetuado do CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes e do GAE – Gabinete de Apoio ao Emigrante, a que se junta o eixo Economia e Emprego, onde a aposta numa Estrutura de Apoio ao Investimento, a concretização da Área Industrial e Empresarial da Carapinha e uma estrutura de Apoio ao Agricultor/Produtor Local, assim como o incentivo ao Comércio Local serão uma realidade. O Reforço Social, Saúde Pública e Cuidados de Saúde, através da implementação de um Plano Municipal para a Igualdade, uma Rede Solidária do Medicamento, o alavancar do programa “Vacinação SNS Local” e o projeto piloto da gestão terapêutica (marcação de consultas e disponibilização de receitas), são apenas alguns exemplos. A valorização das Freguesias e Modernização Administrativa, com a Descentralização de Competências e uma Presidência Aberta, a que se junta a aposta no Licenciamento “sem papel” e na celeridade dos Serviços Administrativos serão determinantes.

Estas serão as áreas estratégicas para este mandato, a que se junta a responsabilidade de continuar a trilhar um caminho na Consolidação das Contas Municipais, permitindo assim aumentar a qualidade de vida dos TABUENSES.

3) TÁBUA tem futuro e temos que explorar com inteligência e rasgo criativo as potencialidades deste Concelho, mas também temos de ter a capacidade de alavancar Tábua através do acesso aos Fundos Europeus, nomeadamente através do Portugal 2030, do Plano de Recuperação e Resiliência, ou mesmo do Programa de Valorização do Interior e do Emprego Interior MAIS. O COMPROMISSO COM TÁBUA pretende ser um compromisso de TODOS, e por isso peço aos Tabuenses a sua CONFIANÇA para que as nossas equipas, constituídas por pessoas que integram as listas do Partido Socialista e por inúmeros apoiantes, sejam eles independentes ou de outras orientações partidárias, mas que se reveem neste projeto, possam com a responsabilidade que TÁBUA MERECE trabalhar em prol de um Concelho para quem a interioridade seja uma vantagem competitiva e não uma dificuldade.

Uma coisa é certa, este será o meu compromisso, o nosso compromisso…

UM COMPROMISSO COM TÁBUA.

Temos tudo para vencer o futuro, e garanto-vos a TÁBUA PERTENCE!

——————————————————–

Rita Costa (CDU) : “Vou ser o fiel da balança da governação”

  1. A nossa campanha está a ser muito participada em todo o concelho, com envolvimento de muitos ativistas e apoiantes, com expectativas de uma grande resultado eleitoral da CDU no concelho de Tábua no próximo 26 de Setembro. Uma boa receção dos eleitores do concelho de Tábua ás nossas propostas.

       Como inovador  o facto de sermos os únicos a  trazer para a opinião pública       questões fundamentais para o desenvolvimento do concelho de Tábua, como são a urgente descida do preço da água ao consumidor no nosso concelho , o funcionamento deficiente das ETAR´s, a falta de saneamento, o restabelecimento das urgências no Centro de Saúde de Tábua, entre outros.

  • São vários os grandes problemas que urge resolver mas destacaria 3 :

a) Os altíssimos valores que os utentes do concelho de Tábua pagam no preço da água ao consumidor; é o concelho com os preços mais altos no Distrito de Coimbra; a Câmara tem que intervir junto das águas do Planalto.

b) O funcionamento deficiente das ETAR´S em todo o concelho, com um alto grau de poluição ambiental; a Câmara Municipal têm que fazer mais do que têm feito, apesar de alertada várias vezes pela CDU na Assembleia Municipal para esta situação.

c) A falta de um serviço de urgência no Centro de Saúde de Tábua, obrigando os munícipes do concelho de Tábua a terem que se deslocar a Coimbra e Arganil.

Aqui a Câmara não sendo a única responsável pela situação, têm que intervir mais junto da Tutela, pois nada têm feito.

  • Sou uma natural e residente em Ázere por mais de 30 anos, como tal, uma profunda conhecedora dos problemas do concelho, e pretendo um outro rumo para o concelho de Tábua.

          Candidato-me a Presidente da Câmara, mas, se for eleita      vereadora, tenho a certeza que vou ser o fiel da balança na governação de Tábua, e que muitas das questões que agora são ignoradas pelo atual poder que governa Tábua, vão ter que ser ouvidas e aplicadas na prática.

Faça o primeiro comentário a "AUTÁRQUICAS 2021- INQUÉRITO AOS CANDIDATOS"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*