A CASA AMARELA DE PINHEIRO DE COJA

CASAL HOLANDÊS FUGIU DO FRIO E DO STRESS DO NORTE DA EUROPA E ENCONTROU AQUI O SEU PARAÍSO, CRIANDO UM ALOJAMENTO LOCAL MUITO ACOLHEDOR

 Ingeborg e Ruben Kode são os anfitriões da “Casa Amarela”, um alojamento local muito acolhedor situado na Rua do Rossio, em Pinheiro de Coja. São holandeses e vieram  para Portugal em busca de um melhor clima, da tranquilidade, longe do frio e do nevoeiro de Amesterdão. Procuraram este “paraíso” ideal durante três anos. Fizeram buscas pela internet e ficaram “maravilhados com esta zona de montanhas, florestas, rios, “a natureza no seu esplendor” que encontraram aqui na zona de Tábua, em janeiro de 2020, uma região que, reconhecem, tem todas as características para instalar um empreendimento deste tipo.

 Em Tábua apreciam visitar o Mercado Municipal, “com características únicas em toda a região”, gostando especialmente do frango de churrasco, adoram conviver com as suas gentes, a língua é uma dificuldade e elogiam a disponibilidade demonstrada pelas diversas autarquias sempre que têm necessidade de recorrer aos seus serviços.    

   Lamentam a inexistência de meios de informação turística sobre os locais a visitar no concelho pelos forasteiros quando aqui chegam. Mostram mesmo um guia algo rudimentar que eles próprios elaboraram com fotos de alguns desses sítios, onde, logo em lugar de destaque, surge a Fraga da Pena….Que, como se sabe, fica em Arganil. Desconhecem onde é a Ronqueira, a chamada ex-libris do turismo tabuense, nunca ouviram falar na Pedra qu`Abana…

   Depois de uma natural quebra com a chegada da pandemia, esta época de verão têm estado completamente esgotados e a clientela tem sido basicamente à base de portugueses, cerca de 90 por cento da ocupação, que procuram um lugar mas calmo longe da movimento das grandes cidades, para combater o stress, carregar as energias. Há ainda alguns hóspedes alemães, holandeses, é claro, especialmente a família que “eram para vir este ano, mas, por causa da Covid, tiveram de adiar”.     

   A “Casa Amarela” tem uma capacidade para alojar catorze pessoas nos seus três apartamentos totalmente equipados, com cozinha e casa de banho privativa, uma excelente piscina, uma vista agradável para a paisagem envolvente, um bar reservado para clientes, um jardim com espaço próprio para as crianças.

  “Também temos alguns painéis solares térmicos no celeiro que serão instalados em breve para aquecer a piscina. Durante os meses de verão não serão necessários, a temperatura da água sem aquecimento já está a 26, 28 graus. Mas com o aquecimento através desses painéis a água da piscina terá uma temperatura agradável com a chegada dos meses mais frios”, referem.

     Ingeborg foi funcionária administrativa numa empresa de trabalho temporário. Ruben é um antigo chefe de cozinha na Holanda e, às vezes, a pedido dos clientes, confeciona uns pratos, embora evitem fazer refeições por causa das aglomerações de pessoas. ”Gosto de francesinha, de picanha grelhada,o bacalhau, do caldo verde”, diz, confessando que um dos seus principais hobbies é trabalhar no jardim, onde avultam árvores de fruto e outras mais antigas, como uma oliveira que já deve ter ultrapassado há muito os oitenta anos. Mas há trabalhos de restauração a fazer, e ainda há pouco tempo foram instalados mais dois painéis solares para aquecimento de água, a acrescentar a outros 10 painéis de eletricidade colocados no telhado.

 Uma das grandes apostas é o apelo a que o espaço seja ocupado por pessoas, nacionais e estrangeiros, em regime de teletrabalho, uma modalidade muito em voga por causa do surto de Covid-19 que obriga as pessoas a ficarem a trabalhar em casa.

  “Esta Casa Amarela é muito apropriada para isso. Tem uma localização privada e muito tranquila, um pátio muito espaçoso com luz solar e vista para a montanha. Já viu o que é trabalhar com toda a tranquilidade neste terraço desfrutando da vista das montanhas e do sol, e, depois para descomprimir, dar um passeio na floresta que fica a poucos metros do empreendimento, podendo ainda desfrutar de um pôr-do-sol fascinante”, frisa Rubem, com um brilho de satisfação no rosto.

 Nota-se que é um casal feliz depois de encontrarem aqui, em Tabua, o seu paraíso.

   Na Casa Amarela o aluguer de cada apartamento para uma família de quatro pessoas custa 90 euros, o estúdio ronda os 60 euros e alberga duas pessoas.

Contacto: telemóvel 926426906 www.accommodatieportugal.com

Texto: José Leite

Fotos: Nuno Pereira

Faça o primeiro comentário a "A CASA AMARELA DE PINHEIRO DE COJA"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*