O QUE SE PASSA COM AS ANTIGAS ESCOLAS DO CONCELHO É UM ATENTADO AO PATRIMÓNIO E ÀS MEMÓRIAS DE UM POVO

Assim se encontra no Espadanal uma oferta dos herdeiros do banqueiro Borges & Irmão ao povo

O PELOURO DE RICARDO CRUZ…

O abandono a que estão votados os antigos edifícios onde funcionavam as escolas primárias no concelho é um atentado contra o património e as memórias de todos aqueles que, desde a sua construção, por ali passaram como alunos, docentes e colaboradores. Espadanal, Percelada, Vila Nova de Oliveirinha, Touriz, Vila do Mato são alguns exemplos que documentamos e que não deixam dúvidas sobre esse estado de degradação. E logo num pelouro de que é responsável o cabeça de lista do PS, Ricardo Cruz, que, instado pelo nosso jornal, nos fala de projetos para o futuro que eventualmente vão ser concretizados. Mas, entretanto, passaram quatro anos do seu mandato e pouco ou nada foi feito nesse sentido.

Criada em 1931, a antiga escpla de Vila Nova de Oliveirinha está assim, com vidros partidos, abandonada

Numa altura de pandemia, não se entende que não se recorram aos espaços das antigas escolas para os poucos alunos das aldeias terem um local para receberem ensino à distância.

Infelizmente, esses estabelecimentos eram as incubadoras dos talentos de hoje, as fábricas do saber. E se hoje existe liberdade de expressão, foi através delas que muitos a puderam entender e usufruir. Estranho, quando a maioria das escolas dos antigos foram mandadas construir pelo regime do Estado – Novo.

O que vemos hoje é um património que formou o país a ser deixado ao acaso. É como que se deixássemos a casa onde nascemos a cair…

Pensamos que a sua remodelação não seria assim muito onerosa para o município. Basta ter ideias concretas e pô-las em prática. Se existem milhões para criar, de raiz, um edifico que é uma espécie de incubadora para novas empresas e novas tecnologias que está a ser erguido junto aos estaleiros municipais, não será que com meia dúzia de euros não se poderia dar alguma utilidade a estes imóveis abandonados nas aldeias?   

Andaimes e vestígios de patuscadas no interior da escola da Percelada

Na antiga escoa de Percelada o estado de ruína é evidente: vidros e portas partidos, no interior, mais parece uma cocheira, ainda se veem andaimes no interior, sinais dos tempos em que no local se projetou criar a sede de um grupo de teatro. O que vemos agora no Espadanal é um verdadeiro atentado ambiental, uma vez que está em causa a higiene e salubridade públicas. O edifício, oferecido pelos herdeiros do banqueiro Borges & Irmão ao povo da aldeia é um atentado social, porque pode transformar-se num albergue de todo o tipo de pessoas ou atos. Em Vila do Mato, a antiga escola, completamente abandonada, está transformada…numa garagem. Em Vila Nova de Oliveirinha avultam os vidros partidos no edifico igualmente deserto e degradado. Na de Touriz, há mais de 10 anos que se falou em criar um Museu em homenagem à história milenar da povoação. Agora é tarde, porque a recuperação custa muito mais e, sobretudo, os jovens na sua maioria já foram embora. 

Percelada: palavras para quê?

 A reorganização da rede escolar determinou o encerramento das escolas com menos de 10 alunos. Quanto custou tudo isto ao erário público?

Dizem os entendidos que o encerramento das escolas primárias permitiu “a melhoria da qualidade de ensino graças à construção de estabelecimentos de ensino com infraestruturas e recursos que possibilitam melhores condições para o sucesso escolar das crianças”. No entanto, o certo é que a vida escolar das crianças, as famílias e as escolas, sofreram profundas alterações e tiveram de se adaptar, em pouco tempo, às condições agora oferecidas. No passado, contribuíam para dar vida às aldeias. Agora, poderiam servir de palco a associações recreativas e culturais populares, quem sabe, tornarem-se em centros de apoio a turistas que pretendam fazer caminhadas pelo concelho, ou até mesmo, em convénios com a Segurança Social, serem transformadas em espaços residenciais para os mais idosos que pretendam vir passar umas temporadas em Tábua, contribuindo, igualmente, para dar vida às aldeias., usufruindo das nossas belezas naturais.

A escola de Vila do Mato serve de garagem

  Alguns municípios deste país desistiram de esperar por uma resposta do estado central. Limparam as antigas escolas (propriedade do Estado), que se encontravam devolutas há vários anos, em total estado de abandono e degradação, representando até um perigo para a saúde pública. Foi o caso da Câmara de Arganil, (ver caixa). Infelizmente, um exemplo que não foi seguido no concelho ao lado, o que se lamenta.

TEXTO: J.L.

FOTOS: MANUEL PEREIRA

A PALAVRA AOS CANDIDATOS

Fernando Tavares Pereira ( Coligação PSD/PP) – Não são apenas as escolas antigas mas todo um património que está abandonado. Um dos objetivos da minha candidatura visa  colocar as escolas e outro património que esteja abandonado ao serviço das pessoas, de forma a recuperar as antigas tradições e o artesanato, de forma a que a juventude que ainda exista nessas aldeias possa aprender um pouco das artes do passado. Ao mesmo tempo, criando ainda pequenos polos empresariais, tipo familiares. Não esquecendo que podem ser transformados em centros turísticos para viajantes, apoiando as pessoas que pretendam percorrer trilhos.

Ricardo Cruz (PS) – informo V. Ex.ª que os edifícios das antigas escolas no Concelho, estão na sua maioria cedidos através de Contratos Administrativos de Cedência, a instituições/associações do Concelho que têm na sua ação desempenhado um papel fundamental na promoção das tradições e cultura no nosso Povo.

As antigas escolas do Espadanal, Percelada, Vila Nova de Oliveirinha, estão alocadas a projetos de valor acrescentado para o nosso Concelho e para a nossa Região.

Casa SOS – Alojamento de emergência e acolhimento de resposta temporária, no âmbito da Ação Social, a Oficina de Artes de Palco, que atuará como um Pólo de dinamização cultural, permitindo a descentralização de iniciativas e eventos de cariz cultural, no âmbito da operação da Renovação das Aldeias – PDR 2020, bem como o Arrendamento a Custos Controlados, solucionando situações de famílias que vivem em condições indignas, considerando que a Estratégia Local de Habitação – 1.º Direito foi aprovada, por unanimidade, em reunião de Câmara e que prevê um investimento de mais de 2 milhões de euros, são alguns dos exemplos de projetos que serão uma mais valia na recuperação das antigas escolas primárias.

Pertencendo Tábua à região demarcada do Queijo Serra da Estrela, a implementação do Centro Interpretativo do Queijo da Serra, na antiga escola de Vila Chã, irá permitir a valorização deste e de outros produtos endógenos, no âmbito da promoção do Turismo e da sua ligação ao Mundo Rural, bem como colocar o nosso Concelho numa rota intermunicipal desta iguaria.   

Saliento que o Município de Tábua submeteu, também, uma candidatura para um Centro Municipal de Proteção Civil, ao Portugal 2020, prevendo-se em caso de aprovação a sua implementação no edifício onde funcionou a antiga escola das Barras, no âmbito do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil e das competências da Comissão Municipal de Proteção Civil.

CÂMARA DE ARGANIL ASSINA PROTOCOLO COM JUNTA DE FREGUESIA PARA CRIAR PÓLO CULTURAL E RECREATIVO

UM BOM EXEMPLO A SEGUIR NO PIÓDÃO

Foi celebrado no passado dia 11 de março o contrato de comodato que prevê a cedência das instalações da antiga escola primária do Piódão à Junta de Freguesia. Válido por cinco anos e renovável por períodos iguais, o protocolo foi formalizado pelo presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, e pelo presidente da Junta de Freguesia do Piódão, José Lopes, no auditório da Cerâmica Arganilense.

Este espaço multifuncional, com vista privilegiada sobre o casario de xisto daquela Aldeia Histórica, vai estar de portas abertas à comunidade, assumindo o papel de polo de dinamização cultural, artística, recreativa e educativa. Totalmente destruído por um incêndio em 2005, o edifício foi recentemente requalificado pela Junta de Freguesia, tendo beneficiado de um apoio financeiro da Câmara Municipal na ordem dos 79.500 euros, atribuído mediante a celebração de contratos-programa.

  “Através de uma profícua parceria com a Junta, fizemos renascer das cinzas um edifício que faz parte da identidade e da paisagem da aldeia”, refere o presidente da Câmara, estando certo da “importância do imóvel enquanto espaço de apoio ao desenvolvimento de atividades de lazer, recreio e cultura”.

 Estão previstos para breve novos melhoramentos nas imediações da escola, nomeadamente a pavimentação do acesso às renovadas instalações. A intervenção vai ser concretizada pela Junta de Freguesia e conta com a comparticipação do Município de Arganil, na sequência da celebração de um contrato-programa no valor de 25 mil euros. Neste montante está ainda incluída a pavimentação dos acessos ao Cemitério de Chãs d’Égua e ao Fotopoint do Piódão.

Faça o primeiro comentário a "O QUE SE PASSA COM AS ANTIGAS ESCOLAS DO CONCELHO É UM ATENTADO AO PATRIMÓNIO E ÀS MEMÓRIAS DE UM POVO"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*