PSD DE OLIVEIRA DO HOSPITAL LAMENTOU MORTE DO DR. ANTÓNIO SIMÕES SARAIVA

ADEUS A UM PRÍNCIPE DA DEMOCRACIA

A CPS do PSD de Oliveira do Hospital emitiu um comunicado de pesar  da pelo falecimento do Dr. António Simões Saraiva, antigo presidente da autarquia e uma personalidade concelhia de relevo:

ADEUS A UM PRÍNCIPE DA DEMOCRACIA

Foi com o mais profundo pesar que a Comissão Política Concelhia de Oliveira do Hospital do PPD/PSD – Partido Social Democrata, tomou conhecimento, nesta manhã do último dia de janeiro de 2020, do falecimento do Dr. António Simões Saraiva. Faleceu um grande Homem, uma grande figura do nosso concelho, todos ficamos mais pobres neste dia. Perdemos o Homem, mas a sua memória perdurará para sempre nos nossos corações e na nossa história coletiva. Como sociedade, lembramos António Simões Saraiva como uma referência da cultura, que era a sua grande paixão e que elegeu sempre como o centro de toda a sua ação, nas mais diversas atividades, privadas ou públicas, em que esteve sempre empenhadamente envolvido.

Recordamo-lo como professor em Oliveira do Hospital, nas disciplinas ligada às artes, nas quais fez a sua formação e que uma vasta geração guarda com enorme carinho. Mas também na génese de Coral de Sant’Ana, de que foi membro ativo durante muitos anos e o seu mais forte entusiasta.

Na Fundação Dona Maria Emília Vasconcelos Cabral, instituição de que a Cidade e o Concelho de Oliveira do Hospital muito se honram, foi ele o grande dinamizador e obreiro, tantas vezes com o seu próprio labor artístico e desempenho criativo.

Bobadela, Cidade Romana, é hoje uma marca, mas que teve em António Simões Saraiva o grande arquitecto, desde os trabalhos das escavações, que vieram a revelar o inigualável património arqueológico classificado como monumento nacional, até à criação do Museu que tão justamente recebeu o seu nome.

Mas também no carinho que sempre dedicou a tantos outros exemplares da riqueza monumental deste concelho, religiosos ou outros e o seu grande apoio, pessoal e institucional, ao movimento associativo nas áreas da música, teatro, etnografia, artesanato e nas mais diversas manifestações culturais, que sempre estimulou e apoiou genuinamente.

Enquanto comunidade, de cidadãos e instituições, recordamo-lo como um grande autarca, um verdadeiro Príncipe do Poder Local, no desempenho de cargos da mais alta relevância, tanto como Presidente da Câmara Municipal, como mais tarde como Presidente da Assembleia Municipal. Como Presidente da Assembleia Municipal foi o maior exemplo na busca de consensos e caminhos comuns, na defesa dos direitos das minorias e no respeito pelos adversários, colocando sempre a sua sabedoria e a sua experiência ao serviço de todos os seus sucessores.

Como Presidente da Câmara Municipal, soube estar sempre à frente do seu tempo, dotando o concelho das infraestruturas básicas numa parte muito substancial do seu território, numa época em que as condições financeiras eram quase inexistentes e em que o talento diplomático, em que era exímio, fazia a diferença.

Mas nunca esquecendo as outras componentes essenciais à melhoria da qualidade de vida e à valorização dos cidadãos, através da promoção da educação, da saúde e da cultura. Fiel, como sempre foi e em nome de quem exerceu a sua vida pública, à social-democracia e aos seus valores, único caminho para a construção das sociedades onde prevalece a democracia, a igualdade, a solidariedade, o respeito pelas diferenças, a procura constante do progresso e da valorização das pessoas, individual e coletivamente, todos os sociais-democratas do concelho de Oliveira do Hospital se unem ao luto e ao sofrimento da família do Dr. António Simões Saraiva e a todos aqueles que sentem, intensa e profundamente esta perda, pelo que ela representa para cada um e para todos como comunidade.

A Comissão Política Concelhia de Oliveira do Hospital do PPD/PSD – Partido Social Democrata apresenta à sua família as mais sentidas e profundas condolências.

Faça o primeiro comentário a "PSD DE OLIVEIRA DO HOSPITAL LAMENTOU MORTE DO DR. ANTÓNIO SIMÕES SARAIVA"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*