DIAS ANTES DA INSTITUIÇÃO VOLTAR A SER FLAGELADA PELO VÍRUS, TOMARAM POSSE OS NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA SANTA CASA,COM UM APELO DA PROVEDORA:

“VAMOS PRECISAR DO APOIO DE TODOS”

Quatro dias antes da instituição voltar ser vitimada por um surto de Covid-19 abrangendo desta vez várias sectores, (uma infeliz ocorrência que coincidiu com o início do processo de vacinas a utentes e funcionários da UCCI( Hospital), tomou posse no dia 8 a nova Provedora da Santa Casa da Misericórdia, Sandra Mêna.

Ao ato compareceu em peso o executivo camarário, desde logo, o Presidente Mário Loureiro, o vice-presidente, Ricardo Cruz, que viria a ser empossado como vice-provedor, o Vigário Geral da Diocese de Coimbra, Padre Manuel Ferrão, o representante regional da União das Misericórdias, António Sérgio, para além de representantes da Segurança Social e do sector da Saúde, com destaque para o Dr. Capela Daniel, Coordenador do Centro de Saúde.

Sandra Mêna agradeceu a presença de todos os convidados e daqueles que acompanharam a cerimónia através de um plataforma “on line”, entre os quais, alguns funcionários da instituição, garantindo que os novos órgãos sociais irão dar continuidade ao trabalho e dedicação deixado pelos antecessores. “Todos nós somos homens e mulheres de trabalho e o objetivo da SCMT é servir a população de Tábua, proteger os mais fracos através das várias valências”, relevando o papel dos colaboradores que são “o rosto da instituição aqueles que praticam o cuidado diário”, os primeiros a dar uma palavra de conforto aos utentes, apelando à “coragem e à muita esperança para os próximos dias”.

 “ Vamos precisar de apoio de todas as instituições, Se a comunidade estiver unida á volta da sua Santa Casa, só assim esta poderá ajudar a comunidade, não há outra forma”, frisou a Provedora.

 Ao abrir a série de intervenções, o Eng.º Ivo Portela, que passou o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral para o Eng.º João Cavaleiro Artur, lembrou que o atual momento de pandemia veio levantar os problemas com que se debatem as misericórdias: “por mais esforços que se façam, as suas necessidades saltam à vista”, cumprimentando a nova Provedora, desejando-lhe as maiores felicidades, pois a “Misericórdia é um orgulho de todos os tabuenses”, realçando o trabalho desempenhado pelo Capitão Ferreira Marques, nomeadamente em erguer a UCC, “uma obra que deveria merecer uma homenagem”.

O Ex- Provedor, Capitão Ferreira Marques, sublinhou que “a  SCMT faz parte deste concelho, tem dado saltos altamente significativos, aludindo ao hospital, “ dito ex libris”, desejando as maiores venturas e muita coragem a quem tomou posse, sublinhando que vai ser um “trabalho duro e a preço zero, pois não há qualquer rendimento, é tudo feito por amor à camisola.

”As pessoas deviam respeitar mais esta instituição e evitar as críticas, para isso, já bastam as nossas autocriticas quando o trabalho nos corre menos bem”, frisou.

 António Sérgio, representante regional da União das Misericórdias, aludiu aos dezassete anos em que muito aprendeu com a forma de atuação do Capitão Ferreira Marques, considerando ser de elementar justiça esse reconhecimento público pelo trabalho que desenvolveu e pela causa que abraçou de forma exemplar, lembrando que o primeiro constrangimento que a União teve no distrito de Coimbra ocorreu em Tábua e que desde a primeira hora sentiu a angústia, a grande tristeza do Sr. Provedor pela insuficiência de meios para debelar “este maldito vírus”, acreditando que a “comunidade de Tábua não será indiferente a isso”.

 O Presidente da Câmara de Tábua sublinhou a importância desta cerimónia de posse numa instituição que é “um orgulho dos tabuenses”, agradecendo o trabalho desenvolvido pelo antigo Provedor ao longo destes anos, “um trabalho responsável em proveito de todos, de excelência que irá certamente ser prosseguido pela nova equipa, felicitando Ricardo Cruz pela sua eleição como Vice- Provedor, acentuando que a autarquia “estará sempre ao vosso lado em tudo o que precisarem”.

TEXTO. JOSÉ LEITE

FOTOS. MANUEL PEREIRA

Faça o primeiro comentário a "DIAS ANTES DA INSTITUIÇÃO VOLTAR A SER FLAGELADA PELO VÍRUS, TOMARAM POSSE OS NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA SANTA CASA,COM UM APELO DA PROVEDORA:"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*