“TÁBUA DE QUEIJOS E SABORES DA BEIRA” REPRESENTA UM INVESTIMENTO CAMARÁRIO DE 40 MIL EUROS

“É UMA INJEÇÃO NA ECONOMIA LOCAL”, REFERIU RICARDO CRUZ NA APRESENTAÇÃO DA FEIRA

   O cenário bem rural da Quinta de S. Jacinto, em Midões, foi o local escolhido para apresentação da 35ª edição da “Tábua de Queijos e Sabores da Beira” que vai decorrer nos dias 2 e 3 de março no Pavilhão Multiusos.

 “ Este certame representa uma injeção na economia local”, foi como Ricardo Cruz, o Presidente da autarquia, caracterizou esta feira que representa um investimento de 40 mil euros e que, segundo perspetivou o autarca, irá trazer à localidade cerca de 15 mi visitantes por dia, constituindo uma oportunidade para alavancar os produtos endógenos como o queijo e o vinho, e, ao mesmo tempo, incrementar o turismo através da marca “Tábua Encanto das Beiras”.

  Ricardo Cruz assumiu o facto de Tábua “não ter queijarias certificadas”, embora assegure que, no futuro, vão ser dados passos importantes para alcançar esse desiderato com a finalidade de, obtida a chancela de haver queijo certificado no concelho,  valorizar o “mundo rural” e a “nova geração”, apostando na “competitividade do produto”.

  “No ano em que se assinalam as 35 edições da Tábua de Queijos e Sabores da Beira, é apanágio do Município continuar a dar a conhecer às novas gerações a importância da identidade do concelho, das suas gentes, os seus produtos e das suas tradições, aliando o antigo ao moderno, numa simbiose de conhecimentos e experiências”, refere a autarquia numa nota introdutória, revelando que o espaço da feira vai ser renovado. Este irá ter a presença das habituais Tasquinhas, representando as doze associações concelhias que irão disponibilizar aos visitantes pratos regionais;172 bancas com produtores diretos e empresas, que irão promover não só queijo Serra da Estrela como outros queijos regionais, enchidos, mel, compotas, pão doce tradicional e outros produtos endógenos; 5 stands destinados à padaria e doçaria; 10 stands com artesanato, com destaque aos que utilizam matérias-primas da região e revitalizam as profissões/artes antigas. No primeiro andar do pavilhão, irá ser instalada uma cozinha tradicional beirã, onde irão realizar-se os habituais showcooking e os Workshops infantis, um espaço de vinhos que marcará a presença do concelho de Tábua na Região Demarcada dos Vinhos do Dão e onde estarão representadas as marcas concelhias e de outras regiões vitivinícolas do país. Haverá ainda um espaço exterior/ picadeiro a cargo da GEA – Associação de Cavaleiros e Amazonas do Concelho de Tábua em parceria com a ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da estrela, onde serão feitas tosquias e demonstrações de andar a cavalo.

 Foi em 1990 que a Câmara Municipal de Tábua realizou pela primeira vez a Feira do Queijo, precisamente na Quinta de São Jacinto onde teve lugar esta apresentação, um evento que, nos anos seguintes, percorreu as freguesias de Midões, Póvoa de Midões e União de freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, que pertencem à Região Demarcada do Queijo da Serra da Estrela.

Faça o primeiro comentário a "“TÁBUA DE QUEIJOS E SABORES DA BEIRA” REPRESENTA UM INVESTIMENTO CAMARÁRIO DE 40 MIL EUROS"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*