RECORDE DO CARPODROMO DE TÁBUA ESTÁ NUMA CARPA COM 25 QUILOS

“É bom estar aqui, para limpar a cabeça. É um belo local, muito tranquilo”. Quem o diz é Stevens, um inglês que vive em Vila Nova de Poiares, mas que procura regularmente o Carpodromo na Venda de Serra para exercitar os seus dotes na pesca às carpas. Talvez o seu objetivo também seja de ultrapassar o recorde do lago: uma espécie com 25 quilos que dura desde finais do ano passado. Nesta sessão capturou apenas cinco peixes e está neste complexo há uma semana. O isco e o engodo são lançados num barco telecomandado até longe das margens para zonas onde se suspeita, possam estar as carpas e logo que o peixe pica o anzol, um apito dá sinais na cana.

Filipa é a nossa cicerone e integra a empresa desde 2020, em conjunto com João Seco, namorado e sócio.

  O Carpodromo de Tábua nasceu há oito anos e está aberto ao público há seis. É uma das atrações turísticas do concelho, pelo fator de atratividade dos amantes da pesca desportiva. Portugueses, espanhóis e ingleses são os principais clientes E não só: há quem acompanhe os pescadores para pernoitar nos vários bungalows que surgem nas margens do grande lago.

  A paisagem é de facto, deslumbrante, um local perfeito onde a natureza permite a prática da pesca desportiva com todas as condições. A prática desportiva é feita em duas lagoas existentes na zona e que, de acor­do com João Seco, formaram-se em resultado da exploração de inertes, há mais de meio século. A Lagoa da Charca e a Lagoa dos Pinheiros ficam inseridas numa área de total de 6 hectares, atravessada pela estrada municipal 525. Os promotores realizaram obras de adaptação do espaço, criando pequenos cais para que os amantes da pesca o passam fazer em total segurança, criaram zonas de lazer, instalaram bungalows pa­ra que seja possível pernoitar, sendo que o espaço dispõe de balneários com água canalizada e energia elétrica e, mais recentemente, de um bar em madeira.

   Filipa diz que esta época “está a correr muito bem”, com um reflexo muto positivo no número de pessoas que visitam o lago, “mas não no número de pescadores, havendo um limite máximo de dez divididos por cinco pesqueiros”.

   “Aqui não há sazonalidade, não há diferenças sensíveis do verão para o inverno, com uma diferença: no verão alguns pescadores fazem-se acompanhar da família. Os bungalows têm capacidade para duas pessoas e estão equipados com frigorífico, micro-ondas, chaleira, café e açúcar à disposição.

   ”Isto é um autêntico resort de pesca”, diz Filipa, sorrindo. E revela que a promoção deste Carpodromo chega a ser feita nos mercados internacionais, principalmente, em Inglaterra, “Eles lá são loucos por esta atividade desportiva. Uma dessas feiras, no sul de Londres, mete a BTL num canto e só se dedica a este tipo de pesca”. Sublinha que “vamos tendo apoios camarários, havendo uma ou outra situação pendente, como seja o caso de terem pedido para que seja instalada uma passadeira que ligue os dois lagos, “pois o tráfego na municipal 525 é, por vezes intenso, e os camiões passam aqui a abrir”.

 A partir de 25 euros/o dia (variando os preços consoante as pessoas que aqui queiram vir, se quiser alugar um bungalow acresce a diária de 50 euros) tem assim possibilidades de quebrar o stress, fruindo do bem-estar proporcionado por esta natureza, envolvendo água e árvores e, quem sabe, candidatar-se a bater o tal recorde, pois peixes de todos os portes não faltam. Os proprietários só não garantem peixe, pois a sua captura está dependente de vários fatores, principalmente devido alterações climatéricas. Até os bichos são sensíveis a essas mudanças que também alteram o modo de vida das pessoas.

Faça o primeiro comentário a "RECORDE DO CARPODROMO DE TÁBUA ESTÁ NUMA CARPA COM 25 QUILOS"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*