ANUNCIADA A INSTALAÇÃO NO QUARTEL DE PAINEIS FOTOVOLTAICOS PERMITINDO REDUÇÃO DE 40 POR CENTO NA ENERGIA

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VILA NOVA DE OLIVEIRINHA APROVAM CONTAS EM ASSEMBLEIA DE ASSOCIADOS

MUNICÍPIO DE TÁBUA FAZ CORTE DRÁSTICO DE 23 % NAS VERBAS ATRIBUIDAS À ASSOCIAÇÃO

  No decorrer da Assembleia Geral Ordinária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha, efetuada no passado dia 10, foi anunciado o estabelecimento de um contrato com a EDP que visa colocar quarenta painéis fotovoltaicos no espaço da corporação. Esta medida permitirá a redução em cerca de 40 por cento na fatura energética e beneficia os residentes da localidade, cujas habitações se situem num raio de 3 quilómetros e que tenham igualmente contratualizado o serviço daquela empresa.

  O presidente da Associação, Vítor Melo, anunciou que este contrato com a EDP vai vigorar durante dez anos. E revelou o estabelecimento de um outro acordo com a empresa de abastecimento de combustível Aves Bandeira, para a instalação no quartel de um tanque para abastecimento direto do corpo de bombeiros, que permitirá uma redução muito substancial no valor do combustível a pagar.

 A Associação prevê evoluir no futuro, devido à normalização dos serviços de transportes não urgentes, que tinham diminuído nos anos anteriores por causa do impacto da pandemia.

  O relatório e contas de 2022 foi aprovado por unanimidade pelos associados, tendo sido apresentado um resultado financeiro positivo de 233.137 euros, frisando-se no documento que “os indicadores de autonomia e solvabilidade demonstram solidez financeira”. Houve ainda um aumento significativo da faturação em relação ao ano anterior, tendo sido efetuados 7 mil transportes de doentes, verificando-se ainda um aumento de 30 por cento dos serviços ao INEM. Os gastos com pessoal aumentarem em mais de 65 por cento, em parte devida à entrada em funções da 2ª Equipa de Intervenção Permanente (EIP), em 1 de outubro de 2022, que levou a que a Associação tivesse contratado mais 4 funcionários.

  Por outro lado, o Município de Tábua diminuiu em 23 por cento a transferência de verbas para a associação, um “corte drástico”, segundo os responsáveis dos bombeiros.

 Na sua intervenção, o presidente da Associação, Vítor Melo, ressalvou que desde sempre se pautou por assumir uma gestão em que os Bombeiros tivessem autonomia financeira, ”cada vez mais temos de continuar a contar apenas com nós próprios e não com outras instituições do Estado”. Acrescentando que com a recente criação dos Centros Municipais de Proteção Civil, “as verbas do PRR vão ser absorvidas na totalidade pelos municípios, pouco restando para as associações de bombeiros”, sendo “uma ilusão dizer-se que vêm 122 milhões de euros para a Proteção Civil, ou seja, cerca de 400 mil euros por concelho”.

Faça o primeiro comentário a "ANUNCIADA A INSTALAÇÃO NO QUARTEL DE PAINEIS FOTOVOLTAICOS PERMITINDO REDUÇÃO DE 40 POR CENTO NA ENERGIA"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*