Águas do Planalto, que abastece Tábua ou Carregal do Sal, activou preventivamente captações para manter reservas na barragem do Paul

A Associação de Municípios do Planalto Beirão e a Águas do Planalto tomaram novas medidas para fazer face à actual seca após uma reunião que decorreu ontem e que juntou os autarcas dos concelhos abrangidos pelo sistema de abastecimento da região. Na reunião, que decorreu na sede da Águas do Planalto, foi decidido activar preventivamente algumas das captações de reserva do sistema de abastecimento gerido pela empresa responsável pelo fornecimento de água nos concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela.

A medida preventiva é justificada “de forma a diminuir a exploração na albufeira da barragem do Paul e manter o nível de reservas do sistema no máximo, garantindo a qualidade do serviço e da água abastecida”, explicaram os responsáveis. Além disso, também está a ser estudado um plano de contingência “para fazer face a potenciais interferências” no sistema de abastecimento.

Para minimizar os impactos da seca no fornecimento de água, foram feitos investimentos nomeadamente “na monitorização de caudais, níveis de reservatórios, optimização de pressões nas redes de distribuição, reparação de roturas e actualizações cadastrais”. Estas medidas, acrescentam, permitem obter “valores de perdas muito abaixo da média nacional, promovendo o uso eficiente da água e dando-lhe o devido valor enquanto recurso hídrico indispensável”.

Também foi assegurado que, apesar da seca, não foram sentidos constrangimentos no abastecimento público de água à população, prevendo-se que a situação se mantenha “até ao início normal da época das chuvas”. “Tal deve-se, maioritariamente, à estratégia desenvolvida, ao longo dos últimos anos, pelo Sistema Integrado de Abastecimento e Distribuição de Água da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, em articulação com a entidade gestora Águas do Planalto, assente na realização de investimentos avultados ao nível do abastecimento de água e redes de distribuição”, lembram.

Os autarcas dos concelhos do Planalto Beirão têm vindo a debater ultimamente a problemática da seca. O presidente da Associação de Municípios do Planalto Beirão e da Câmara de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, acredita na “robustez” do sistema de abastecimento. “Existe também uma forte consciencialização para a temática da seca e a população está empenhada no uso eficiente da água, dada a sua sensibilização para a importância deste recurso, tanto para a preservação e valorização do meio natural, como para o desenvolvimento da própria região”, afirmou Leonel Gouveia.

Os autarcas dos concelhos servidos pelo sistema de água garantiram que, perante a actual situação e para “acautelar o futuro”, é necessário “preparar e pôr em curso um conjunto medidas e investimentos que permitam gerar maiores reservas no sistema de abastecimento de água e criar ainda maior resiliência no abastecimento de água às populações”. “A futura escassez de água é um problema de todos sem excepção e, por isso, todos temos de fazer parte da solução, a começar desde logo por aqueles que ainda não aderiram ao sistema de rede pública e que nestes períodos de seca severa não conseguem assegurar um autoconsumo regular de água”, acrescentaram.

Faça o primeiro comentário a "Águas do Planalto, que abastece Tábua ou Carregal do Sal, activou preventivamente captações para manter reservas na barragem do Paul"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*