“ENCANTO” DAS BEIRAS EM LENTA AGONIA

SECA EXTREMA EM VALE DE GAIOS

Peixes mortos ou moribundos à tona da água, um leito praticamente seco, turvo e cheio de detritos, a cheirar a fétido, este o panorama com que o viajante depara em Vale de Gaios, um local aprazível banhado pelo rio Cavalos e que a seca extrema e alguma inércia das autoridades responsáveis está a fazer com esteja a ter uma espécie de morte antecipada. 

  Ainda recentemente o Município de Tábua fez questão de anunciar investimentos inseridos na estratégia propagandística denominada “Encantos das Beiras”, até por que a zona é cruzada pelo famoso Trilho dos Gaios que, ciclicamente, traz ao concelho muitos amantes deste desporto radical. 

  O panorama é de facto desolador como o comprovam as imagens que captamos. Há quem advogue que poderia ser bem diferente, caso tivessem sido construídas, atempadamente, duas ou três represas a montante do rio Cavalos de forma a fazer o transbordo da água de umas para as outras nestas alturas de grande seca. Fala-se também que esta seca bem visível na zona também se deve a ações clandestinas de construção de pequenas charcas privadas no leito levada a cabo por proprietários que têm as suas casas nas margens do rio, um facto que poderia ser evitado se houvesse uma vigilância mais rigorosa.

   Mais que um problema ambiental, Vale de Gaios é uma zona de grandes potencialidades turísticas, com estruturas criadas pela própria população com ajuda da Junta de Freguesia local, e que merece um pouco mais de atenção dos poderes camarários. Especialmente numa época em que há uma grande procura destes recantos pelos forasteiros que nos visitam e que procuram retemperar as forças em contato com as belezas naturais de Tábua. Mas, em Vale de Gaios, as belezas estão a transformar.se num autêntico purgatório.

Texto: J.L.

Fotos: Nuno Pereira

Faça o primeiro comentário a "“ENCANTO” DAS BEIRAS EM LENTA AGONIA"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*