O SONHO MANTÉM-SE DE PÉ

DERROTA NO DOMINGO NÃO AFASTA G.D. TABUENSE DE SE TORNAR CAMPEÃO NO FUTSAL FEMININO 

Apesar da derrota no domingo passado (4/5) frente ao Serpinense, mantem-se de pé sonho das nossas meninas do Futsal do Grupo Desportivo Tabuense de se tornarem no próximo fim-de-semana campeãs distritais, passando à fase de acesso à II Divisão Nacional. Basta uma vitória no domingo, em que vão ter como opositora a equipa Domus Nostra, que se encontra em último lugar na tabela classificativa.

 Foi o coroar de muito trabalho, do esforço de uma equipa e dedicação a um clube e a uma modalidade que não pode ser ofuscado com este desaire.

  Sabiam que a jogadora mais nova da equipa, Adriana Santos,  tem apenas 15 anos de idade e já foi chamada a integrar a seleção distrital de Coimbra? E que a mais velha tem 43 anos?

   “Beto”, treinador há três anos do G.D. Tabuense, justifica esta boa prestação com “o trabalho de equipa”: “Quando cheguei aqui, fiz uma aposta que em seis anos seriamos campeões, Afinal, pode ser que seja ao fim de três. Encontrei um conjunto de boas jogadoras, mas que não eram uma equipa. Agora, como costumo dizer, se tiver que morrer, uma morremos todos em campo”.

   Refere que o futsal feminino tem crescido multo nos últimos anos. ”Já não aquelas diferenças sensíveis na modalidade por causa do sexo”, diz, destacando o facto de o recrutamento ser difícil. ”O nosso calcanhar de Aquiles é não termos formação”, frisa, lembrando que este êxito pode ser motivador para o clube, considerando muito gratificante o apoio dos tabuenses, mesmo quando a equipa vai jogar fora do concelho.

 Adriana Santos foi selecionada para treinar com a seleção de Coimbra e sublinha que não estava nada à espera de ser convocada. Desde pequena que gosta de jogar futsal, frisando, com  alguma convicção, que os sonhos não podem parar e, quem sabe se um dia não poderá ser escalonada para a seleção nacional que dentro de dias inicia o Europeu em Gondomar. Está no 10º ano no AE de Tábua e, apesar “ser difícil, estou a tentar conciliar os estudos com a prática desportiva”

   Vânia Gama a capitã mostra-se orgulhosa de ter sido escolhida para liderar a equipa. ”Fomos crescendo ao longo da época”, relevando o facto de o futsal estar a ser cada vez mais vito e acarinhado. Reside em Loureiro, já trabalha numa empresa de segurança privada e elogia esta a forma como o desporto está ser incentivado em Tábua. Por seu turno, Francisco Pais, o presidente do Clube, revelou que este projeto de criar uma equipa de futsal feminino começou em 2013, embora “a ideia inicial fosse o futebol de onze”.

  “Deparamo-nos com o problema de haver várias idades o que não nos permitia formar uma equipa de futebol onze”, diz Destaca o excelente momento que  a modalidade atravessa, apesar da divisão de Honra de seniores femininos “já ter tido melhores dias, pois  já chegamos a ter doze equipas e esta época só participam cinco. Mas sei que a Associação está a tentar repescar equipas que desistiram de forma a voltarem a participa na próxima época de formar a tornar o campeonato mais competitivo”.

Texto: José Leite

Fotos: Nuno Pereira

O TESTEMUNHO DAS CAPITÃS   

As capitãs de equipa, Vânia Gama e Rita Pereira, fizeram questão de enviar a “O Tabuense” um texto sobre a prestação da equipa na presente época, que reproduzimos. Convém sublinhar que este depoimento foi escrito antes do jogo do passado domingo em que se perspetivava alcançar o objetivo traçado….ficou adiado o sonho para a próxima jornada :

  “Se ganharmos este título só significa uma coisa: que o trabalho, o compromisso e a dedicação de toda uma equipa foi recompensado com todo o mérito.
No início tudo ainda era incerto. Uma equipa que se juntava com algumas inseguranças quanto à época que se avizinhava; novas jogadoras que iam aparecendo e algumas ficando; mas um treinador com grandes certezas e ambições.
Chegou uma altura em que cada jogadora se teve de comprometer a valer com esta equipa e, tempo a tempo, fomos evoluindo e construindo uma equipa sólida e coesa.
   31 de outubro foi uma data que marcou esta equipa. Com uma pesada derrota inexplicável, surgiu uma crise interna na equipa fruto da tão desejada ambição e vontade de vencer este campeonato, sobretudo do nosso treinador.
O jogo seguinte, dia 7 de novembro, também foi marcante, neste caso de forma positiva, ainda que o resultado também não tivesse sido o desejado. A força de acreditar e o termos acabado o jogo com o sentimento que deixámos tudo dentro das 4 linhas fez o nosso treinador e toda a equipa acreditar de novo no nosso potencial.
  A partir desse dia tudo foi diferente. Deixámos para trás estas duas e únicas derrotas e passámos a conhecer só um resultado, a vitória.
Chegamos a este momento em que nos podemos sagrar campeões distritais pela primeira vez.
Há uma frase que marcou esta época: “orgulho nas conquistas do passado mas com sede de vitórias no futuro” E que vitória será esta…
Resta agradecer aos nossos treinadores, Beto e Chico, ao nosso massagista, o Zequinha, e ao nosso presidente, o Francisco, que sempre acreditaram em nós e a eles se deve muita dedicação e esforço visível a todos os níveis nesta equipa.
  Aos nossos queridos adeptos, assíduos em todos os jogos e que tanto nos apoiaram em casa, como fora.
Aos nossos patrocinadores que nos proporcionaram uma época em pleno e nos vestiram a rigor.
   Elevar o nome do G.D.Tabuense, sobretudo a nível do feminino, é uma alegria enorme para todos nós.
Após esta longa caminhada, mas certamente triunfante, seguimos mais fortes e confiantes do que nunca. Continuaremos a construir e a desenvolver o futsal na região e a representar as gentes que tanto nos apoia, os Tabuenses

Faça o primeiro comentário a "O SONHO MANTÉM-SE DE PÉ"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*