NOVO FORMATO DA FEIRA DO QUEIJO E CAMPISMO SELVAGEM EM SEVILHA

   A revelação feita pelo Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, que iria ser cancelada a realização física da “Tábua de Queijos e Sabores da Beira”, prevista para os dias 5 e 6 de Março, foi um facto dominante na última reunião pública do executivo camarário que teve lugar na passada quinta-feira. Os motivos estão relacionados com a situação de calamidade pandémica crescente e o número de infeções registado em todo o país, com Tábua a atingir mais de trezentos caso ativos, bem como à necessidade de alocar o Pavilhão Multiusos ao centro de vacinação no Concelho de Tábua. O certame vai decorrer num modelo distinto que apresentará uma nova dinâmica de divulgação das especialidades locais. O Município de Tábua está a preparar um conjunto de ações e iniciativas para todo o mês de Março, que se inserem numa estratégia de apoio aos produtores. O certame irá decorrer num modelo distinto com destaque para a autorização da presença dos pequenos agricultores locais no mercado municipal, permitindo a venda direta dos seus produtos e o reforço na aposta nos canais de comercialização através das lojas virtuais, de que é exemplo a plataforma DOTT.com e outras plataformas regionais. Na sua intervenção, Ricardo Cruz referiu que as obras de instalação do saneamento básico no Boiço está na fase de tapar as valas (a “O Tabuense” chegaram relatos da poeirada existente no local, não falando já no evidente atraso que se perspetiva no asfaltamento da via).O autarca referiu que está a ser feito um levantamento de todo o património tutelado pelo Município, nomeadamente terrenos, de forma rentabilizar essas mais-valias.

   Vítor Melo, vereador do PSD, chamou a atenção para a chegada dos novos imigrantes ao concelho, “muitos deles sem habitação, praticando o campismo selvagem como está a acontecer em Sevilha, formando um aglomerado considerável de pessoas, autocaravanas, rulotes e tendas”.

  “Julgo ser aconselhável que as entidades responsáveis acompanhem a chegada dessa população, questionando a identidade, o número de pessoas, o tempo da sua permanência”, frisou o vereador, lembrando as alterações climáticas que estão a ocorrer com uma época alargada e propícia para o alastramento de incêndios, sendo importante “abordar estes imigrantes para o cumprimento da lei na limpeza dos terrenos onde se encontram e criação de perímetros de segurança e melhores acessibilidades, fundamentais para evitar tragédias futuras”.

   António Oliveira, autarca do PS e com o pelouro da Proteção Civil, revelou a candidatura para o apoio à instalação de uma torre de videovigilância que se irá localizar na zona de Santa Eufémia, já no próximo mês de março, “um local que permite a cobertura mais ampla do nosso território, fundamental na deteção de incêndios e no apoio a quem tenha de tomar decisão relativamente ao envio de meios”.

  ”É um sistema que eu já conheço há vinte anos e o município não se inibiu de lutar por este investimento”, acentuou”.

 Foi aprovado por unanimidade o Cartão Jovem Municipal que possibilitará vários descontos para esta faixa etária e a proposta de regulamento do Provedor da Juventude, que se espera que interaja com o Provedor do Munícipe. E relevado por ambas as bancadas o esforço e empenho da comunidade tabuense em aderir à vacinação, processo que não foi interrompido durante as eleições de domingo. Foi igualmente aprovada a licença de construção, que tinha ficado suspensa por expirar o seu prazo, relativa à construção do Hotel Rural em Midões, estando prevista a conclusão das obras para este ano.

TEXTO E FOTOS: JOSÉ LEITE

Faça o primeiro comentário a "NOVO FORMATO DA FEIRA DO QUEIJO E CAMPISMO SELVAGEM EM SEVILHA"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*