PRR VAI CRIAR NO PAÍS MAIS 300 CENTROS FORMATIVOS

DOIS MEMBROS DO GOVERNO MARCARAM PRESENÇA NO 30º ANIVERSÁRIO DA EPTOLIVA E LEVARAM UMA PROMESSA

A EPTOLIVA assinalou na passada sexta-feira,12, o seu 30º aniversário, comemorações que se desdobraram em dois eventos: no edifício sede, em Oliveira do Hospital, teve lugar a inauguração dos espaços inovadores de educação, com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Ao final da tarde, decorreu a cerimónia comemorativa no Centro Cultural de Tábua, que contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e dos presidentes das Camaras Municipais de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil, com apresentação a cargo de Daniela Marques (Miss Coimbra 2020 e ex-aluna) e Rui Pedro Figueiredo, ex- concorrente do Big Brother.

   Perante um auditório praticamente completo, procedeu-se à entrega de prémios e diplomas aos alunos que mais se distinguiram nas várias vertentes de ensino ministrado, com atuações artísticas de alguns dos formandos “É uma escola com uma entidade inovadora e de sucesso, hoje com o maior número de alunos e cursos profissionais de sempre, isto também se deve ao trabalho que fizemos, mudando mentalidades, acabando com preconceitos e tabus, como foi o caso de se considerar que o ensino profissional era de segunda, o que hoje se está a esbater”, referiu o Prof. Daniel Costa, presidente da instituição. acrescentando que “quem entra agora no ensino profissional adquire apetências e competências para o mercado de trabalho, mas pode também ir para o ensino superior”, relevando ainda a aposta na sustentabilidade e no meio ambiente.

  O Secretario de Estado da Juventude e do Desporto felicitou a EPTOLIVA e todos aqueles que contribuíram para que estes 30 anos fossem bem-sucedidos, possibilitando que os jovens possam olhar melhor para o futuro, sublinhando que o ensino profissional tem sido cada vez mais valorizado através de legislação criada pelo governo, considerando-o um “ensino de primeira”, eliminando “uma certa discriminação que havia no acesso ao ensino superior”.

  “O PRR de que tanto de fala prevê a criação de mais de 300 centros tecnológicos para ofertas formativas mais especializadas”, destacou o membro do governo.

    Ricardo Cruz no seu discurso relevou o papel dos autarcas que “tiveram a excelente ideia de criar esta escola”, citado os nomes de Ivo Portela, César de Oliveira, antigo presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, destacando o papel de toda a comunidade escolar, não esquecendo os pais e encarregados de educação, “juntando toda uma família naquilo que é a marca da EPTOLIVA”. No final, lembrou que, ”se tudo correr bem, no próximo 10 de abril será inaugurado o espaço Cultiva onde irá funcionar no piso 0 a EPTOLIVA”.

  Em tempo de aniversário, foi tornado público que a EPTOLIVA foi a única escola profissional da Região de Coimbra distinguida com “Selo Escola Saudável”.

   A avaliação feita pela Direção Geral de Educação, no âmbito do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), certificou 410 escolas públicas e privados, de norte a sul do país, que concorreram à iniciativa lançada este ano e que se destacaram na promoção de uma política de saúde e de bem-estar, espelhada no seu projeto educativo, fortalecendo assim a sua capacidade em criar um ambiente saudável para a aprendizagem e o contributo para uma imagem positiva da escola.

Texto e fotos: José Leite

Faça o primeiro comentário a "PRR VAI CRIAR NO PAÍS MAIS 300 CENTROS FORMATIVOS"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*