“ÁGUAS DO PLANALTO” PREMIADA PELA ERSAR PELA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO

FERNANDO TAVARES PEREIRA COMENTOU:”UM SELO DE QUALIDADE DEVERIA TER UM PREÇO MAIS ACESSÍVEL PARA OS CONSUMIDORES”

  A Águas do Planalto foi distinguida pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos pela qualidade da água para consumo durante os anos de 2019 e 2020. A ERSAR atribuiu um Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano a esta concessão gerida pela AQUAPOR, que foi premiada mais 15 vezes pelo regulador do setor pelo desempenho das suas diversas concessões.

   “Estas distinções deixam-nos orgulhosos principalmente por serem um reconhecimento, por parte do regulador do setor, ao trabalho que todos os dias efetuamos para proporcionar um serviço de excelência às mais de 61 mil pessoas que temos o prazer de servir através da Águas do Planalto”, explica António Cunha, CEO da AQUAPOR.

A operar desde 1997 como responsável pela exploração e gestão dos serviços municipais de abastecimento e de distribuição de água dos municípios de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela, a Águas do Planalto opera numa área de concessão com 1.051km2, tem 6 captações de água superficial, 33 captações de água subterrânea, uma estação de tratamento, 1753 km de rede de distribuição, 22 estações elevatórias e 130 reservatórios na área daquelas cinco autarquias.

  A AQUAPOR, através das suas participadas, foi também distinguida pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos com mais 15 prémios pela qualidade dos seus serviços ao longo dos anos de 2019 e 2020. O desempenho da AQUAPOR foi reconhecido através da atribuição de diversos Selos de Qualidade Exemplar de Água Para Consumo Humano às concessões da Águas de Gondomar, Águas de Cascais, Águas de Vila Real de Santo António, Águas do Lena, Águas do Sado, Águas da Figueira, Águas de Alenquer e Águas da Azambuja. Destaque ainda para a Águas de Gondomar que, pelo seu desempenho em 2019, foi distinguida com o Prémio de Excelência do Serviço de Saneamento de Águas Residuais Urbanas (ao consumidor).

   A ERSAR atribui os Prémios dos Serviços de Águas e Resíduos às entidades gestoras que mais se distinguem nesta área, tendo em conta indicadores como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, reciclagem de resíduos de recolha seletiva, resposta a reclamações e cobertura de gastos. Os selos de qualidade, também concedidos pela ERSAR, são atribuídos a entidades gestoras que prestam serviços de abastecimento de águas e saneamento de águas residuais e que se destacaram pelo seu bom desempenho.

   Na semana passada, a AQUAPOR venceu também o Prémio da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) pelo Melhor Serviço ao Cliente. A empresa tem atualmente uma taxa de satisfação global de 85%, e de 92% em relação ao atendimento por parte dos seus clientes.

   “Este Tubo de Ouro é o reconhecimento do trabalho que a AQUAPOR tem feito internamente na melhoria dos seus serviços de apoio ao cliente. Estamos completamente focados em prestar um bom serviço aos nossos clientes – e eles têm também reconhecido isso mesmo, com o aumento da taxa de satisfação que temos tido”, explicou António Cunha, CEO da AQUAPOR.

  Os serviços de apoio ao cliente da AQUAPOR sofreram uma reestruturação devido ao contexto pandémico, permitindo mais pontos de contacto (lojas, call center, email, chat, SMS, APP e website). A AQUAPOR instituiu ainda um número e email únicos para contacto facilitando a relação com a empresa, para além de ter reformulado as faturas, tornando-as de leitura mais simples.

   Todas estas melhorias, instituídas pela AQUAPOR no seu serviço de apoio ao cliente, traduziram-se numa maior rapidez e capacidade de resposta, apesar do elevado número de contactos recebido. O Apoio ao Cliente de todas as participadas AQUAPOR recebe mensalmente mais de 50.000 chamadas, com um tempo médio de espera de 70 segundos, e mais de 10.000 emails, com 95% destes com resposta em menos de 24 horas. O chat disponibilizado pela empresa tem cerca de 500 contactos mensais, sendo que o tema é resolvido em 96% dos casos.

Em relação aos meios de pagamento, e para além da adesão cada vez maior ao débito direto por parte dos clientes, a AQUAPOR tem aumentado as modalidades, preparando-se para aceitar pagamentos via MBWAY através da fatura até ao final deste ano.

 O Prémio foi entregue numa cerimónia realizada em Vilamoura, no âmbito do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento (ENEG 2021).

FERNANDO TAVARES PEREIRA: “UMA ÁGUA DE OURO DEVERIA TER UM PREÇO MAIS ACESSÍVEL PARA OS CONSUMIDORES”

  O candidato a deputado pelo PSD no distrito de Coimbra e vereador da Câmara de Tábua, Fernando Tavares Pereira, comentou essa distinção atribuída à “Aguas do Planalto”, relevando o elevado preço que os consumidores abrangidos pagam: “Uma água de ouro a quem foi atribuído um selo de qualidade deveria, igualmente, comportar um preço mais acessível para os consumidores dos concelhos abrangidos pelos serviços prestados pela empresa. Como é que se pode admitir um custo tão grande quando há cerca de 60 mil consumidores abrangidos. Há muita gente sem fazer nada e alguém tem de pagar esses custos”.

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