“ATÉ AOS DOZE ANOS DE IDADE, O CLUBE NÃO TIRA OS JOVENS DA SUA ZONA DE RESIDÊNCIA”, ASSEGURA RICARDO PEREIRA, O PAI DO JOVEM CRAQUE DA FORMAÇÃO DO TOURIZENSE QUE ENTROU NO “RADAR” LEONINO. JOVEM PROMESSA CHEGOU A TREINAR SIMULTANEAMENTE DURANTE UM MÊS NO CLUBE DA ÁGUIA E NOS LEÕES.
É um caso praticamente inédito no mercado de transferências do futebol português: o Sporting assegurou a contratação de um jovem futebolista do Tourizense, Oliver, com apenas cinco anos de idade. Importa ressalvar que este jovem, em quem muitos vêm ter grandes aptidões para singrar como profissional, não vai abandonar o meio familiar nem sair do concelho de Tábua. Pelo menos até aos doze anos de idade, terá oportunidade de 1/2 dias por semana ir a Ançã, um dos quatro polos do clube leonino espalhados pelo país destinados a captar jovens futebolistas e ser acompanhado pelos melhores profissionais.
“A partir de agora, o Oliver vai passar a treinar no centro de formação do Sporting em Ançã. Os miúdos, até completarem os doze anos de idade, ficam nesses polos, havendo um acordo entre o Tourizense para escalonar os dias dos treinos, de forma a que ele não ande de um lado para o outro”, refere o pai do jovem, Ricardo Pereira, que sublinha ter decidido que Oliver iria ficar este ano em Touriz, isto depois de ter sido questionado pelo Sporting se queria que o filho ficasse já este ano a jogar pelo Ançã.
Ricardo Pereira, que atualmente se encontra a trabalhar em Inglaterra, acompanha, com alguma emoção, este “turbilhão” de notícias que surgiram a propósito da contratação do filho, com apenas cinco anos de idade e que tem ainda a categoria de petiz, por um dos chamados grandes clubes nacionais, pois é considerado um atleta diferenciado com imensas qualidades para a sua idade, tendo sido igualmente disputado pelo Benfica, que perdeu esta corrida pela sua aquisição.
Ricardo Pereira releva o grande gosto que o filho tem pela prática do futebol: ”Está praticamente o dia todo a jogar ou a ver jogos, sabe as bandeiras dos países por causa das seleções nacionais e dos cromos da bola. Lembra que em outubro do ano passado o Benfica chegou a chamá-lo. “Treinava em Pombal no clube da águia e em Ançã, nos leões, isto durante um mês. Ambos disseram que ele tinha grandes capacidades, com um pé esquerdo muito bom. Mas é um miúdo, claro, é muito cedo para tirar grandes conclusões. Optamos pelo Sporting, continuando a treinar em Touriz uma ou duas vezes por semana”, refere, lembrando o desgaste que foi para a esposa andar a fazer essas viagens levando a criança para os treinos, a partir de Midões, onde reside, pois ele encontra-se a trabalhar em Londres.
Qual o ídolo deste pequeno craque, questionamos. “Ele agora quer ser como o Victor Gyokeres, talvez por ser louro como ele, mas não despreza o número sete por causa do Cristiano Ronaldo. Por enquanto, vai participando em torneios destinados ao seu escalão. “Não descuramos a escola e as brincadeiras próprias de uma criança como ele”, assegura Ricardo Pereira, reportando-se a algumas críticas agridoces que já começaram a circular nos meios sociais. “Até aos doze anos, o Sporting não tira ninguém da zona de residência”, frisa, acrescentando: ”Depois é que fazem a seleção final e encaminham-nos para a Academia de Alcochete”.
“É um orgulho enorme para os todos os tourizenses”
O Tourizense sustenta que a aposta na formação é para manter e para crescer num futuro próximo, pois estamos empenhados em reunir verbas para o melhoramento das nossas infraestruturas, campo sintético é a maior prioridade, para levarmos a cabo o projeto formação do futuro Tourizense “.
“Oliver, desejamos-te muita sorte e felicidade nesta tua nova etapa, e estamos certos que terás um futuro brilhante pela frente.
É um orgulho enorme para todos os Tourizenses verem alguns dos seus atletas chegarem aos maiores de Portugal. Sentiremos a tua falta, a tua magia e qualidade nos nossos treinos, nos nossos jogos, mas estamos preparados para te ver brilhar neste novo desafio”, refere ainda o clube de Touriz a propósito desta inédita contratação de um dos seus jovens da formação por um dos grandes do nosso futebol.
Texto: José Leite
Faça o primeiro comentário a "OLIVER TEM CINCO ANOS E ASSINOU CONTRATO COM O SPORTING"