BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VILA NOVA DE OLIVEIRINHA APROVAM CONTAS EM ASSEMBLEIA DE ASSOCIADOS
MUNICÍPIO DE TÁBUA FAZ CORTE DRÁSTICO DE 23 % NAS VERBAS ATRIBUIDAS À ASSOCIAÇÃO
No decorrer da Assembleia Geral Ordinária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha, efetuada no passado dia 10, foi anunciado o estabelecimento de um contrato com a EDP que visa colocar quarenta painéis fotovoltaicos no espaço da corporação. Esta medida permitirá a redução em cerca de 40 por cento na fatura energética e beneficia os residentes da localidade, cujas habitações se situem num raio de 3 quilómetros e que tenham igualmente contratualizado o serviço daquela empresa.
O presidente da Associação, Vítor Melo, anunciou que este contrato com a EDP vai vigorar durante dez anos. E revelou o estabelecimento de um outro acordo com a empresa de abastecimento de combustível Aves Bandeira, para a instalação no quartel de um tanque para abastecimento direto do corpo de bombeiros, que permitirá uma redução muito substancial no valor do combustível a pagar.
A Associação prevê evoluir no futuro, devido à normalização dos serviços de transportes não urgentes, que tinham diminuído nos anos anteriores por causa do impacto da pandemia.
O relatório e contas de 2022 foi aprovado por unanimidade pelos associados, tendo sido apresentado um resultado financeiro positivo de 233.137 euros, frisando-se no documento que “os indicadores de autonomia e solvabilidade demonstram solidez financeira”. Houve ainda um aumento significativo da faturação em relação ao ano anterior, tendo sido efetuados 7 mil transportes de doentes, verificando-se ainda um aumento de 30 por cento dos serviços ao INEM. Os gastos com pessoal aumentarem em mais de 65 por cento, em parte devida à entrada em funções da 2ª Equipa de Intervenção Permanente (EIP), em 1 de outubro de 2022, que levou a que a Associação tivesse contratado mais 4 funcionários.
Por outro lado, o Município de Tábua diminuiu em 23 por cento a transferência de verbas para a associação, um “corte drástico”, segundo os responsáveis dos bombeiros.
Na sua intervenção, o presidente da Associação, Vítor Melo, ressalvou que desde sempre se pautou por assumir uma gestão em que os Bombeiros tivessem autonomia financeira, ”cada vez mais temos de continuar a contar apenas com nós próprios e não com outras instituições do Estado”. Acrescentando que com a recente criação dos Centros Municipais de Proteção Civil, “as verbas do PRR vão ser absorvidas na totalidade pelos municípios, pouco restando para as associações de bombeiros”, sendo “uma ilusão dizer-se que vêm 122 milhões de euros para a Proteção Civil, ou seja, cerca de 400 mil euros por concelho”.
Faça o primeiro comentário a "ANUNCIADA A INSTALAÇÃO NO QUARTEL DE PAINEIS FOTOVOLTAICOS PERMITINDO REDUÇÃO DE 40 POR CENTO NA ENERGIA"