CELEBRAÇÃO DO DIA DO CORPO DE DEUS

CORTEJO SOLENE ENCHEU DE FÉ AS RUAS DA VILA

A comunidade católica tabuense celebrou no passado dia 19 a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus, com testemunho público da sua fé que se iniciou com a Eucaristia e Procissão Solene pelas ruas da vila.


Na Igreja Matriz teve lugar uma missa presidida pelo Sr. Padre Paiva, realizando-se no final a Procissão Solene carregando o Santíssimo Sacramento sob o olhar emocionado de centenas de fiéis que se espalhavam pelas ruas de Tábua e que juntou, debaixo do pálio, várias personalidades politicas e sociais do concelho. No final da missa, foi anunciada a iniciativa que visa recolher fundos para criar uma réplica da Imagem de Santa Maria Maior, que se encontra à direita do altar da igreja de Tábua


Destaque para a presença no desfile de treze Irmandades do concelho, com os seus trajes habituais, mantendo assim uma antiga tradição e constituindo um testemunho de fé das várias comunidades representadas por cada uma dessas irmandades.


Origem, significado e tradição desta celebração – Desde o século XIII que a comemoração do Dia do Corpo de Deus acontece motivada pelas visões de uma freira. Na altura, Deus apareceu-lhe e demostrou seu desejo de comemorar a Eucaristia.


A partir dessa altura, a data foi oficialmente instituída pelo Papa Urbano IV em 1264. Aos poucos, outras cidades europeias adotaram também a celebração. O Dia do Corpo de Deus é, portanto, um feriado nacional religioso que se celebra sempre a uma quinta-feira.


A data ocorre na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes e, celebra-se anualmente entre os dias 21 de maio e 24 de junho ou seja, 60 dias depois da Páscoa. O Corpo de Deus foi feriado até 2012, altura em que o governo português decidiu que fosse eliminado. Mas em 2016, voltou a ser de novo considerado feriado nacional.
Neste dia é também comum a Igreja celebrar as primeiras comunhões e comunhões solenes de crianças e jovens.

Faça o primeiro comentário a "CELEBRAÇÃO DO DIA DO CORPO DE DEUS"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*