INAUGURADO EDIFÍCIO-SEDE DA UF DE ESPARIZ E SINDE

UMA OBRA PARA O FUTURO, MAS QUE NÃO ESQUECEU O LEGADO DOS AUTARCAS DO PASSADO

Realizou-se no passado dia 14 de junho a cerimónia de inauguração do edifício remodelado da sede da União de Freguesias de Espariz e Sinde, uma obra concebida ao longo de 20 anos, orçamentada em cerca de 80 mil euros, concluída agora, depois de muitas dificuldades e constrangimentos como foi frisado, durante o mandato de Fernando Gameiro, que se recandidata ao cargo Presidente da autarquia.


O Sr. Padre Paiva procedeu à bênção do edifício, sublinhando o “amor que o autarca colocou nesta obra”, acentuando que, para além de projetar o futuro, Fernando Gameiro não esqueceu o legado dos seus antecessores, ao criar uma galeria de fotos onde estão representados, um espaço que foi inaugurado numa sala logo à entrada do edifício, perpetuando a memória de todos aqueles que contribuíram, com o seu trabalho, para o desenvolvimento desta freguesia e para que o seu edifício-sede tivesse uma maior dignidade.


Como foi o caso de Eurico Amaral, que projetou e iniciou esta obra e cujo empenho foi destacado pelo presidente da Assembleia Municipal, Bruno Santos. ”Seguiu-se José Pereira que, com uma visão ligeiramente diferente, sempre respeitou uma obra já herdada, tentando ajustar as intervenções aos parcos recursos da Junta de Freguesia”, disse o autarca. Bruno Santos vincou o facto que foi neste mandato que se reuniram as “condições ideais para avançar definitivamente com a obra”, lembrando que tal foi possível após o compromisso assumido pelo Município, “uma meta que está prestes a ser cumprida, com a regularização das dívidas em atraso às juntas de freguesia. ”Saibamos estar à altura do que a nossa comunidade merece”, acentuou no final da sua intervenção Bruno Santos.


Fernando Gameiro expressou a sua satisfação por ver terminado um projeto no qual tanto se empenhou, agradecendo o apoio de todos aqueles que contribuíram na sua concretização, nomeadamente, os “funcionários da autarquia que deram o litro” e ao atual executivo camarário, “pela ajuda que nos tem dado nos últimos anos”.


O Presidente da Câmara, no seu discurso, vincou a “trajetória de um sonho” agora concretizado, lembrando que os autarcas têm muitas vezes de tomar decisões financeiras baseadas no racional, “em que não dá para fazer tudo”, numa alusão ao tempo que demorou esta obra a ser concluída. Ricardo Cruz relevou o “feitio muito especial de Fernando Gameiro” ao tentar “fazer mais e melhor”, lançando o desafio de serem criadas as condições para abrir no local um Espaço do Cidadão e de “convívio intergeracional”. E em jeito de propaganda política, lembrou uma vez mais o propósito do executivo de terminar o seu mandato pagando as dívidas do Município às juntas de freguesia, no caso concreto de Espariz e Sinde, que se cifrava em cerca de 120 mil euros em 2021.


Procedeu-se ainda à inauguração das estruturas de apoio do Parque Milénio, uma extensa e aprazível zona de lazer localizada paredes meias a esta sede, dotado de umas modernas instalações sanitárias. Foi também exibido um kit de incêndio instalado num jeep ao dispor desta autarquia para ocorrer a uma urgência mais próxima numa população.

Faça o primeiro comentário a "INAUGURADO EDIFÍCIO-SEDE DA UF DE ESPARIZ E SINDE"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*