Como vem sendo habito, teve lugar no passado dia 10 de Junho, dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, e dia do Santo Anjo da Guarda de Portugal, a comemoração em memória dos Combatentes, XXXII encontro nacional, junto ao forte do Bom Sucesso em Belém na cidade de Lisboa.
Iniciaram-se as cerimónias pelas 10:30 horas, com a celebração de uma missa campal solene de sufrágio, que teve lugar junto ao monumento aos combatentes, pelo motivo da igreja de Santa Maria de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos, se encontrar em obras, presidida pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança D. Sérgio Dinis, com a participação do Grupo de Cante Alentejano da GNR.
O celebrante na sua brilhante homilia, destacou não só a honra como a saudade dos que dispuseram a vida em defesa da Pátria. Os mesmos sentimentos mereceram enaltecimento pelos oradores que tomaram a palavra na concentração que se seguiu junto ao monumento aos combatentes da Guerra do Ultramar, o Presidente da Comissão Executiva Major-General Paraquedista, Avelar de Sousa; Evocação pelo orador Coronel Comando Paulo Pipa de Amorim. Presentes na tribuna de honra o Presidente da Direção da Sociedade Histórica da Independência de Portugal Dr. José Ribeiro e Castro, Sua Altesa D. Duarte Pio, o presidente da Camara Municipal de Lisboa Engº Carlos Moedas, o candidato à Presidência da Republica Almirante Henrique Gouveia e Melo, entre outras individualidades Civis, Militares e Religiosas.
Após a cerimónia inter-religiosa assistiu-se ao Hino Nacional pela Banda da GNR, com salva por navio da Armada, sendo o espaço sobrevoado pela aviação militar.
O momento de maior sentimentalismo, consistiu no depositar de coroas de flores junto ao monumento que perpetua a memória dos 9.274 Militares que perderam a vida na guerra do Ultramar.
Este momento foi particularmente emotivo, para os antigos Combatentes Tabuenses presentes na cerimónia, quando através da amplificação sonora, se ouviu o locutor de serviço chamar a Associação de Antigos Combatentes do Concelho de Tábua, para depor a sua coroa de flores, o que aconteceu pela mão do senhor Fernando Carvalho Andrade, presidente da Assembleia Geral.
A nossa Associação não só marcou presença neste cerimonial, sendo a propósito de referir que sempre tem estado presente e colaborante na preparação deste evento nacional.
De registar que a nossa Associação, pela primeira vez foi acompanhada nestas cerimónias por elementos do núcleo de Tábua da Liga dos Combatentes, tendo viajado em autocarro gentilmente cedido pela Camara Municipal de Tábua, o que se traduziu numa jornada de franco e salutar convívio entre Antigos Camaradas Combatentes.
Por último apraz registar e agradecer a prestimosa colaboração da Câmara Municipal de Tábua, que facultou o transporte da representação da nossa Associação, que envolveu dezenas de participantes, entre antigos Combatentes e seus familiares.

Faça o primeiro comentário a "A ASSOCIAÇÃO DE COMBATENTES DO CONCELHO DE TÁBUA NO “DIA DE PORTUGAL/HOMENAGEM NACIONAL AO COMBATENTE”"