ESTAVA HÁ MUITOS ANOS “CONGELADO” O FINANCIAMENTO DE 5,7 MILHÕES

GOVERNO DE MONTENEGRO DESBLOQUEOU PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TÁBUA QUE VAI APOSTAR NA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

O governo de Luís Montenegro deu seguimento, através da CCDR-Centro, para a execução do maior projeto a ser feito no concelho de Tábua, e que há muito tardava a arrancar: referimo-nos à requalificação e ampliação da Escola Secundária de Tábua. Vai ser financiado com os fundos dos PRR no montante de 5,7 milhões de euros, e será executado em três fases planeadas de forma a articular com os períodos letivos e de férias escolares, tendo um prazo de execução previsto de 18 meses.

Sublinhe-se que o projeto estava sinalizado no Acordo Setorial assinado entre o Governo e a ANMP a 21 de julho de 2023 como P2 – Urgente. Recentemente, o atual executivo camarário tabuense deu especial ênfase ao arranque deste projeto, marcando para o Salão Polivalente da Escola Secundária de Tábua a cerimónia de assinatura do Auto de Consignação da empreitada, anunciando com toda a pompa a “Requalificação (alteração e ampliação) da Escola Secundária de Tábua”, entre o Município de Tábua e a empresa Joaquim Fernandes Marques & Filho, S.A..

Durante a sessão, foram apresentados os detalhes do projeto de requalificação, que incidirá sobre uma área global de 18.386 m², que permitirá a melhoria e modernização das instalações, que não beneficiam de qualquer intervenção desde há mais de 40 anos, adequando todo o espaço interior e exterior às necessidades e exigências e funcionalidades que a aprendizagem e ensino requerem na atualidade.

Omitindo o papel do Governo no desbloqueio desta situação, o Presidente da Câmara Municipal, em jeito de pré- campanha eleitoral, expressou a sua satisfação pelo arranque desta empreitada sublinhando que é um fator de motivação para todos e que reforça a forte aposta do atual Executivo Municipal no setor da educação, comprovado pelo facto da concretização deste investimento se juntar à inauguração do Jardim de Infância de Candosa e ao lançamento do concurso para o novo Jardim de Infância de Tábua, tendo reconhecido o trabalho e o empenho colocado pela Vereadora da Educação, Formação e Empreendedorismo Jovem, Susana Mendes, na concretização das intervenções nesta área que vêm melhorar as condições de aprendizagem dos mais jovens, concedendo-lhes as mesmas oportunidades de que outros beneficiam.

No site Mais Transparência, a plataforma digital de informação sobre os vários temas de gestão e recursos públicos, refere-se que este investimento no âmbito do PRR tem enquadramento nas condições específicas de acesso, considerando que a Escola Secundária de Tábua se encontra sinalizada no Acordo Setorial assinado entre o Governo e a ANMP a 21 de julho de 2023 como P2 – Urgente. Sublinha que o projeto de recuperação/reabilitação irá assegurar que sejam cumpridos os requisitos relativos à eficiência energética e à redução de, pelo menos, 30% das emissões diretas e indiretas de gases com efeito de estufa. E acrescenta que a candidatura tem como objetivo modernizar o equipamento escolar, através da reabilitação da Escola Secundária, alinhada com os desafios da transição verde e digital, incluindo a aquisição dos meios digitais necessários ao seu funcionamento.

Pretende-se ainda, dotar os edifícios de eficiência energética melhorando as condições de conforto para os utilizadores, professores, alunos e funcionários, dos edifícios. O conjunto de intervenção pretende assim criar um novo ambiente de acolhimento dos utilizadores, e garantir o baixo custo de gestão e manutenção e o aumento do ciclo de vida das edificações.

A candidatura visa ainda prevenir o insucesso e o abandono escolar precoce, através de um parque escolar mais atrativo, bem como garantir condições para um processo de ensino/aprendizagem equitativo, com vista à satisfação integral, das necessidades educativas da população.

“Por último, a aprovação desta candidatura pertencente a um território de baixa densidade irá permitir reduzir as assimetrias regionais e reforço da coesão territorial, num quadro de racionalização e reconfiguração de estruturas, através da construção de infraestruturas escolares ou da sua modernização”, conclui.

Fotos: CMT

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