COMANDANTE APONTOU A CRISE NO VOLUNTARIADO,RECONHECENDO SER UMA REALIDADE,”CABE-NOS ENCONTRAR FORMAS DE ATRAIR MAIS PESSOAS”
RUI ANDRADE ANUNCIA RECANDIDATURA AO CARGO DE PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO, DEPOIS DE DESTACAR O TRABALHO FEITO PARA RECUPERAR O QUE HÁ MUITO A CORPORAÇÃO HAVIA PERDIDO, O RESPEITO
Para além das condecorações aos elementos da corporação pelos anos de serviço, das justas homenagens aos três bombeiros de Vila Nova de Oliveirinha, que recentemente tombaram no combate às chamas, a sessão solene do 89º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tábua que hoje, sábado, teve lugar ficou marcada pelo reconhecimento feito pelo respetivo comandante, Rui Leitão, de haver uma crise no voluntariado. “Não nos resignamos, cabe-nos encontrar formas de atrair mais pessoas para esta causa nobre”, sublinhou a esse respeito, encarando, com expetativa, o trabalho realizado pela Escola Nacional de Bombeiros, “há sinais de mudança estrutural”, agradecendo os esforços feitos pela Federação na defesa incansável dos interesses das associações, nomeadamente no que toca aos últimos constrangimentos verificados com o Hospital de Coimbra. E não esqueceu Liga , reconhecendo os esforços feitos nas alterações dos protocolos do INEM e das portagens, frisando, no entanto, a necessidade de separar as questões institucionais das de caracter pessoal, para que o foco permaneça apenas nos bombeiros portugueses.
Rui Leitão agradeceu os esforços feitos pela direção no sentido de colmatar algumas necessidades importantes, como foi o caso dos balneários e camaratas femininas, não deixando, contudo, de apontar uma prioridade urgente, a melhoria da camarata e balneário masculino, frisando que é o mínimo que podem fazer garantindo essa condições de conforto a “quem tantas horas dedica a esta instituição”. Teceu ainda palavras de agradecimento às juntas de freguesia, empresas e beneméritos na renovação do equipamento de proteção individual. E renovou o pedido feito ao poder central para o reequipamento dos bombeiros, “não podemos continuar a operar com veículos obsoletos”. E no final pediu mais respeito por este corpo de bombeiros, que, em dezembro deste ano, já levam mais de 1milhão e trezentos mil quilómetros percorridos, sublinhando que a “nossa atividade tem aumentado”, reafirmando o compromisso da corporação em defesa da população de Tábua.
Rui Andrade, o presidente da direção, começou por expressar a sua gratidão a três presidentes e dois comandantes cujas fotos integram agora a galeria inaugurada na sede da corporação. Depois de referir ser um privilégio e uma honra presidir a esta direção, Rui Andrade citou os projetos realizados durante o seu mandato, com destaque para a aquisição de três ambulâncias, renovação dos estatutos da associação, requalificação da parada, restauro do salão nobre e do refeitório, eficiência energética das instalações, uma nova pala no estacionamento das viaturas, elencando para 2025 a construção do novo centro de exames de Tábua, alem da pintura do quartel e a aquisição de uma nova viatura para combate a fogos florestais.
”Temos o sentimento do dever cumprido”, frisou Rui Andrade, antes de anunciar a recandidatura ao cargo, deixando o repto aos corpos sociais para o acompanharem, relevando o trabalho feito para recuperar aquilo que há multo a corporação havia perdido, “o respeito”. No final, prestou tributo especial a Serafim Alexandre, presidente do Conselho Fiscal, por tudo aquilo que deu a todas as associações e instituições por onde tem passado.
Ricardo Cruz, o presidente da Câmara, homenageou e reconheceu o trabalho da atual direção dos bombeiros, ditando os bombeiros de uma melhor capacitação para servir a comunidade, anunciando ter já sido deferida a criação de uma terceira EIP (Equipa de Intervenção Permanente), exortando o estado a fazer o seu papel no reforço das instalações e do equipamento profissional dos bombeiros.
Faça o primeiro comentário a "BOMBEIROS DE TÁBUA COMEMORAM 89º ANIVERSÁRIO EM TEMPO DE RENOVAÇÃO"