É com muita dedicação, amor à população onde vive, que o João Abrantes, auxiliar de saúde, todos os anos enfeita a sua terra, Percelada, e a torna na maior aldeia Natal do concelho de Tábua, atraindo inúmeros visitantes.
São luzes de várias cores a tremelicar pelas ruas, nas fachadas de prédios ornamentadas ou na capela de São Cristóvão, o Santo Padroeiro, decorada com os enfeites alusivos à quadra. E fá-lo praticamente sozinho, madrugada fora, pendurado numa escada, contando, por vezes, com a ajuda da mãe e do irmão. Adquiriu os motivos natalícios através das Internet, mesmo as luzes já adaptadas para apanharem água. A eletricidade que dá energia a todo este esplendor de brilho e conforto às almas da aldeia, vem das baixadas das próprias casas dos moradores, contando, para além dos donativos da população, com a ajuda financeira da Junta de Freguesia de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, e das Comissões da Capela e de Melhoramentos:
“Faço isto há dez anos, porque gosto do Natal, as luzes transmitem paz e alegria e harmonia entre as pessoas de todas as idades”, diz-nos João, denotando no rosto satisfação e orgulho por este seu trabalho que durou cerca de um mês a preparar. Quase tudo feito de noite. Era vê-lo pendurado em escadas a colocar as luzes e os projetores nas fachadas dos edifícios, a enfeitar a Capela de São Cristóvão, por sinal, muito bem decorada, com flores e ornamentos alusivos à quadra, como tivemos oportunidade de testemunhar, pois o João foi buscar a chave da porta para nos franquear a entrada. É neste espaço sagrado que irá ter lugar no dia 15 de dezembro um concerto de natal.
É também na Rua da Capela que nos deparamos com uma autêntica “chuva de meteoros” brancos, antes do João nos conduzir até à sua casa, situada ali bem perto, onde “plantou” um gigantesco presépio.
“Fiz poucas coisas de dia, foi tudo montado ao longo destas noites, enfrentando o frio e a chuva”, frisa João, revelando ter tido alguns dissabores: “Há dois anos, roubaram-me duas renas junto à antiga escola. Este ano, sumiram duas árvores já decoradas que estavam nas redondezas da Comissão de Melhoramentos. Até tiveram a lata de simular que foram os efeitos do vento”.
Naturalmente, que a mãe elogia o trabalho feito pelo filho: ”Faz isto com gosto e em cada ano que passa, vai aumentando as coisas e vou auxiliando-o, conforme posso. Eu ajudei-o a cortar umas silvas junto à capela para colocar as luzes”, diz Rosa Maria, orgulhoso de todo este cenário concebido pelo João, que encanta quem visita a aldeia da Percelada.”E não foi preciso gastarmos aqui 20 mil euros como aconteceu na sede da vila com as iluminações de natal”, sublinha um residente, em tom mordaz…
“Já gastei cerca de 500 euros com tudo isto que o Sr., vê”, atalha João Abrantes, não se esquecendo de referir que, praticamente, já foi ressarcido dessa verba através dos donativos dos populares. A aldeia não o esqueceu e fez questão de retribuir esse seu trabalho voluntário, que promete continuidade nos próximos anos. Dinamismo e vontade não faltam ao João para proporcionar um natal com mais amor e carinho aos residentes em Percelada.
Texto: José Leite
Faça o primeiro comentário a "PERCELADA TRANSFORMOU-SE NA MAIOR ALDEIA DE NATAL DE TÁBUA GRAÇAS AO SONHO DO JOÃO"