“Sonho com os Jogos Olímpicos”

Miriam Lourenço, uma atleta em destaque no Percelada, que venceu os Campeonatos Regionais de Coimbra, disputados em Oliveira o Hospital

Venceu recentemente a 9ª Corrida dos Olivais, em Coimbra, com oito segundos de vantagem sobre a segunda classificada, conquistando assim a sua primeira medalha de ouro na sua curta carreira. No domingo passado, voltou a destacar-se ao classificar-se em terceiro lugar nos Campeonatos Regionais de Coimbra que tiveram lugar em Oliveira do Hospital. Miriam Lourenço, do Percelada, é uma atleta em grande ascensão sendo atualmente treinada por Alberto Lário. ”O Tabuense” entrevistou-a sobre estes seus êxitos e…sonhos como atleta.

 Começa por referir as conquistas já alcançadas na sua ainda curta carreira:

  “Desde jovem, sempre fui apaixonada pelo desporto, participando em vários torneios de atletismo desde o 1º ciclo, onde conquistei uma medalha no lançamento do peso. No 4º ano, venci o corta-mato da escola e, no 5º ano, destaquei-me no mega sprinter, incluindo o mega salto e a velocidade. No 8º ano, focando-me no salto em comprimento e na velocidade. No ano seguinte treinei barreiras e, no salto em comprimento, consegui representar a seleção distrital no Olímpico Jovem, onde terminei em 10º lugar nacional no salto em comprimento. No ano seguinte, no meio-fundo, tive a oportunidade de representar a seleção distrital mais uma vez no 1º interassociações de corta-mato sub-16, dediquei-me aos 800, 1500, 3000 e aos 2000 obstáculos, onde atingi os mínimos para o Campeonato Nacional Sub-18. Depois no campeonato distrital, consegui a minha primeira medalha de ouro.

  Quais são os seus próximos objetivos?

  “Os meus objetivos passam por fazer mínimos para o campeonato nacional de sub-18 em pista coberta nas disciplinas de 800, 1500 e 3000 e gostaria também de obtê-los para os campeonatos nacionais de sub-20 em pista coberta e ar livre. Mesmo tendo a marca para o ar livre de sub-18 na minha modalidade favorita que são os obstáculos, eu gostava de poder fazê-los também nas provas de meio fundo de 800 e 1500”. 

  Mas o seu grande sonho, passa por  representar Portugal a nível internacional nos   campeonatos europeus de corta-mato ou os mundiais de sub-20.

  “Mais tarde, talvez ir aos jogos olímpicos, é um sonho utópico no momento, mas acredito que com trabalho e dedicação não há nada que não se possa realizar”, assegura.

Como me sente ao representar o Percelada:

  “ O Percelada foi o clube onde tudo começou, é o clube que me ajuda a representar a vila que me viu crescer e que sempre me apoiou. Como é lógico, gostava de um dia representar a seleção. Mas, nos próximos anos, estou feliz por poder representar o Percelada e Tábua”.

  Para além do desporto, há a sua vida em termos pessoal e aspirações profissionais. Miriam estuda Línguas e Humanidades, mas, sublinha, a Comunicação e a parte social sempre a motivaram mais: “Gostava de entrar na universidade no curso de filosofia ou de comunicação organizacional para mais tarde poder ingressar no mercado de trabalho como relações públicas ou algo relacionado ao marketing”.

 Tábua tem todas as condições para treinar? perguntamos.

   “Sim, Tábua tem evoluído muito ao longo dos anos, temos uma pista fantástica e com ótima qualidade comparada a muitas outras pistas do país. A única coisa que falta, e o município está  a trabalhar para os adquirir,  são os obstáculos para a pista. Não poderia pedir mais para o meu desenvolvimento como atleta”.

 E, a finalizar, fez questão de deixar uma nota para o nosso jornal: “Agradeço a O Tabuense esta oportunidade de poder dar a conhecer-me como atleta”.

Faça o primeiro comentário a "“Sonho com os Jogos Olímpicos”"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*