No passado dia 24 de Novembro, a Associação das Casas Regionais em Lisboa (ACRL) comemorou o seu 17° aniversário no salão nobre da Casa da Comarca de Arganil, em Lisboa.
Participaram as delegações das 29 associadas da ACR, além de representações do Município de Lisboa (Vereadora com o Pelouro da cultura e seus diretores), representante da Junta de Freguesia de Marvila. A Casa dos Tabuenses marcou presença através dos seus dirigentes Ana Paula Moreira de Matos, António Pais de Almeida e Paulo Rui de Almeida Fonseca.
Para além da mensagem do Concelho de Tábua para todos os regionalistas e entidades presentes, a Casa dos Tabuenses fez uma oferta de produtos típicos de Tábua (vinhos, queijo, azeite, fumeiros e pão) para sortear e reverter a receita para apoiar a ACRL.
Usaram da palavra, com discursos emotivos e apaixonados relativamente ao evento os dirigentes de:
Casa de Vila Velha de Ródão;
Casa dos Tabuenses;
Casa de Góis;
Casa de Arcos de Valdevez;
Casa de Tondela;
Casa de Alvaiázere;
Casa de Ferreira do Zêzere;
Casa de Gouveia;
Casa de Penacova;
Casa de Castro Daire;
Casa de Arganil;
Casa dos Cerveirenses;
Casa de Vinhais;
Casa de Castanheira de Pêra;
Casa da Comarca da Sertã;
Casa das Beiras.
De entre tudo o que se disse, de destacar as palavras daquele que é considerado o “dinossauro” do regionalismo em Lisboa (Carlos Manuel Almeida Luís, da Casa de Arganil) ao dizer que estavam todos de parabéns por tudo o que foi feito até hoje no âmbito do regionalismo em Lisboa e em Portugal e que ACRL eram todos os regionalistas presentes.
Sinal disso foi o sucesso no sorteio que rendeu a oferta da Casa dos Tabuenses, com produtos de Tábua, que rendeu para a ACRL, 483 euros, que foi arrebatada, a final, pelo Carlos Manuel.
Aconteceram elogios cruzados entre responsáveis regionalistas, também com a Dra. Joana e a sua vereação, com promessa de ação futura intensa para que não se perca ou esvazie a identidade e a tradição de Portugal.
Este evento é sempre um momento de reflexão conjunta dos regionalistas em Lisboa, de balanço do que foi feito, do que ficou por fazer e de compromisso para uma ação futura, em que se conta, também, com terceiros como o Município de Lisboa, a Junta de Freguesia de Arroios e a ACCL
O almoço foi animado pelo grupo Sons do Açor.
Uma festa de paixão e emoção em que todos, em conjunto, revivem o ideal regionalista que existe em cada participante.
Ficam os registos em imagem para comprovar o que diz o articulista.
(António Pais de Almeida, da Casa dos Tabuenses)
Faça o primeiro comentário a "CASA DOS TABUENSES PRESENTE NO 17º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DAS CASAS REGIONAIS EM LISBOA"