QUATRO DIAS DE FESTEJOS COM MUITA DEVOÇÃO RELIGIOSA E ANIMAÇÃO
Como é já uma tradição, nos passados dias 17, 18, 19 e 20 de maio as festas religiosas do Senhor dos Milagres encheram de cor, alegria e muita devoção religiosa o espaço envolvente do Jardim Sarah Beirão.Tendo como objetivo a restauração da Capela do Senhor dos Milagres, a organização tudo fez para a angariação de fundos com vista a colmatar as despesas deste autêntico “ex-libris” da nossa vila e do concelho de Tábua. Aliás, logo à entrada da capela era bem visível um painel exibindo o modelo das futuras portas em madeira, sendo objetivo manter a sua originalidade.
Na noite de sexta-feira, a Procissão das Velas, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima em primeiro plano num andor, encheu de devotos as ruas da vila, os quais aproveitaram para cumprir as suas promessas e ofertas ao Santo Padroeiro. No domingo, o ponto alto dos festejos foi a realização da Missa Campal, celebrada pelo Sr. Padre Paiva, no Jardim Sarah Beirão, acompanhada pela Banda Filarmónica de S. João de Areias antecedido pelo desfile da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Tábua. Na sua homilia, o Padre Paiva proferiu uma longa mas sugestiva dissertação sobre a Igreja, a família, a Guerra e o significado e a importância que o Senhor dos Milagres pode ter na atualidade, não esquecendo que esta festa também se organiza para angariar fundos destinados a recuperação da capela, falando no telhado que apresenta evidentes sinais de deterioração. A tarde cultural foi da responsabilidade do Grupo Etnográfico das “Terras” de Tábua, Grupo de Cantares da Casa do Povo e pelo Grupo de Concertinas “Escola de Música e Pauta” de Vila Nova de Oliveirinha e a atuação do Coro Polifónico Municipal de Tábua na Igreja Matriz. O fado esteve em plano de destaque na noite de sábado com Maio “Grupo de Fados” e os bailaricos que se estenderam durante a noite foram animados por Aires Silva, pela banda The Joker `s e Banda K .
Para além da parte religiosa e musical, as tasquinhas de comes e bebes e a quermesse foram também pontos de animação do numeroso público que afluiu a esta festa que “entrou” há muitos anos no coração dos tabuenses.Carlos Abreu, o responsável pela Comissão de Festas, mostrava-se satisfeito com o sucesso obtido este ano e a “O Tabuense” exprimiu esse seu sentimento do dever cumprido, sempre de uma forma altruísta, alias, como foi timbre das dezenas de voluntários que integraram esta comissão e que se desdobraram por diversas atividades:“O balanço é positivo, apesar do mau tempo que se fez sentir na preparação de toda a logística e que causou alguma apreensão. Felizmente, o clima ajudou durante os dias dos festejos, houve muita gente a visitar-nos, sábado foi um dia excecional”, começou por nos referir, reportando-se, em seguida aos objetivos do evento, ou seja, as obras de reestruturação da capela: “Tivemos uma candidatura para obtenção de fundos para a recuperação da parte exterior do imóvel que agora tem de ser refeita, após a tomada de posse do novo governo. Se esse apoio não vier, vamos dar primazia às obras mais prementes, ou seja, as portas com um custo a rondar os 9 mil euros e é nosso objetivo repor a sua originalidade. A recuperação do telhado e pintura exterior da capela está avaliada em 35 mil euros mais IVA, tendo sido já investidos 60 mil euros mais IVA no restauro interior”, referiu Carlos Abreu, acrescentando que um outro projeto visa a instalação de um sistema de iluminação automática do exterior, “uma situação interessante e que vai atrair as atenções de quem visita Tábua”.
O responsável da Comissão de Festas diz que já tem uma boa parte dos fundos angariados e que a candidatura nunca ultrapassaria os 50 por cento dos custos, elogiando a equipa que lidera, formada em 2013, “e atualmente constituída por cerca de quarenta elementos”, sempre imbuídos de um espirito solidário, “onde não há cargos, nem distinções, é um grupo de trabalho que procura entendimentos”.
Texto e Fotos: José Leite
Faça o primeiro comentário a "NOSSO SENHOR DOS MILAGRES: A FESTA QUE ENTROU NO CORAÇÃO DOS TABUENSES"