RICARDO CRUZ ASSUME “AS DORES” DO MAU FUNCIONAMENTO DA ETAR DE TOURIZ

CRITICADO GASTO DE 42 MIL EUROS EM ESPAÇOS VERDES NA VILA

   Interpelado pela oposição do PSD no decorrer da última reunião pública da Câmara de Tábua realizada quinta-feira passada de forma descentralizada em Candosa, sobre o mau funcionamento da ETAR de Touriz que estará a espalhar resíduos no rio de Cavalos que passa no Trilho de Gaios, recentemente inaugurado, Ricardo Cruz sublinhou que está a ser feito um investimento nessa central de mais de 400 mil euros para a renovação de um equipamento que estava deficitário. Essa obra  está em fase de conclusão, e que “até lá assume as dores e os constrangimentos do projeto”, referindo que o terreno foi alagado o que terá provocado atrasos na mesma. E lembrou que o saneamento no concelho de Tábua está a ser gerido pela AINTAR (Associação de Municípios para o Sistema Intermunicipal de Águas Residuais), que integra o Município de Tábua. Sublinhe-se que esta empreitada, firmada em maio de 2022 com a empresa Cipriano Pereira de Carvalho & Filhos Lda., teria um período de execução de 12 meses, já largamente ultrapassado.

    Para o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cruz, esta intervenção insere-se na estratégia do Município de criar condições para a melhoria da qualidade de vida dos Tabuenses e valorizar o meio ambiente e a paisagem deste Concelho, potenciando a imagem de um território marcado pela sustentabilidade dos seus principais recursos”.

 O PSD criticou ainda a falta de caixões de lixo no Trilho dos Gaios, “que deveriam ser pensados antes da inauguração”, e   ainda o elevado gasto efetuado pelo município com a  plantação de espécies arbóreas no novo Espaço Jovem da vila e na zona  envolvente da rotunda dos Brasões, um auto de medição que custou 42 mil euros, “quando há pessoas no concelho que enfrentam grandes carências económicas, verificando-se um aumento de famílias que precisam de apoio”.

 “Saber gerir é saber dar prioridade às prioridades”, sustentou Vítor Melo. Justificando aquele custo em espaços verdes, Cruz frisou que se trata de um investimento que visa poupar em mais de 80 por cento os custos com a rega recorrendo à plantação de espécies com baixa necessidade hídrica. E lembrou que o Município tem aumentado em cerca de 35 por cento os apoios sociais, sendo acompanhados mais de duzentos agregados familiares no concelho, fornecendo ainda medicamentos de forma gratuita a cerca de sessenta pessoas.

Faça o primeiro comentário a "RICARDO CRUZ ASSUME “AS DORES” DO MAU FUNCIONAMENTO DA ETAR DE TOURIZ"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*