CELEBRAÇÃO DO DIA DO CORPO DE DEUS
A comunidade católica tabuense celebrou no passado dia 8 a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus, com testemunho público da sua fé que se iniciou com a Eucaristia e Procissão Solene pelas ruas da vila.
Na Igreja Matriz teve lugar uma missa solene presidida pelo Sr. Padre Paiva, com destaque para celebração da primeira comunhão e Procissão Solene carregando o Santíssimo Sacramento sob o olhar emocionado de centenas de fiéis que se espalhavam pelas ruas de Tábua.
Destaque para a presença de todas as Irmandades do concelho, como foi o caso de Ázere, Espadanal, Candosa, Carapinha, Covas, Vila Chã, Covelo, Espariz, Vila do Mato, Mouronho, Midões, Pinheiro de Coja, Sinde e Vila Nova de Oliveirinha, bem como da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Tábua, da Filarmónica de Arganil, dos Bombeiros Voluntários de Tábua e dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha.
.Origem, significado e tradição – Desde o século XIII a celebração do Dia do Corpo de Deus acontece motivada pelas visões de uma freira. Na altura, Deus apareceu-lhe e demostrou seu desejo de comemorar a Eucaristia.
A partir dessa altura, a data foi oficialmente instituída pelo Papa Urbano IV em 1264. Aos poucos, outras cidades europeias adotaram também a celebração. O Dia do Corpo de Deus é, portanto, um feriado nacional religioso que se celebra sempre a uma quinta-feira.
A data ocorre na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes e, celebra-se anualmente entre os dias 21 de maio e 24 de junho ou seja, 60 dias depois da Páscoa. O Corpo de Deus foi feriado até 2012, altura em que o governo português decidiu que fosse eliminado. Mas em 2016, voltou a ser de novo considerado feriado nacional.
Neste dia é também comum a Igreja celebrar as primeiras comunhões e comunhões solenes de crianças e jovens.
Fotos: CMT/ “O Tabuense”
Faça o primeiro comentário a "CORTEJO SOLENE ENCHEU DE FÉ AS RUAS DA VILA"