EMPRESÁRIO FOI ALVO DE UMA GRANDE MANIFESTAÇÃO DE CARINHO E AMIZADE NA QUINTA DO SERRADO. ”TEM FEITO MUITO PELA NOSSA TERRA”, SUBLINHOU O SR. PADRE PAIVA
RUI RIO E IVO PORTELA MARCARAM PRESENÇA NESTE CONVÍVIO PROMOVIDO PELO EMPRESÁRIO TABUENSE, QUE SENTIU O CALOR E A AMIZADE MUITOS AMIGOS DE TODOS OS QUADRANTES SOCIAIS E POLÍTICOS, NÃO FALTANDO REPRESENTANTES DO CORPO DE COMANDOS, COM DESTAQUE PARA O SR. GENERAL OLIVEIRA, DA FORÇA ESPECIAL DE AÇÃO RÁPIDA, DAS FORÇAS ESPECIAIS DO PÁRAQUEDISTAS, OS CICLISTAS DA TAVFER/OVOS MATINADOS/ MORTÁGUA, EQUIPA PROFISSIONAL DE CICLISMO QUE PATROCINA, TRABALHADORES DAS SUAS EMPRESAS. UMA JORNADA INOLVIDÁVEL, BEM ELUCIDATIVA DAS VÁRIAS FACETAS QUE NORTEIAM A VIDA INTENSA DE FERNANDO TAVARES PEREIRA.
O empresário Fernando Tavares Pereira juntou no dia 1 de maio, mais de 500 pessoas num almoço comemorativo do seu aniversário que teve lugar na Quinta do Serrado, Penalva do Castelo. O empresário viu-se rodeado de uma onda de carinho proporcionada não só pelos familiares, mas pelos convidados vindos de todo o país que não quiseram deixar de marcar presença neste momento sempre importante da sua vida, com destaque para o antigo presidente do PSD, Rui Rio, deputados que integraram em conjunto com o anfitrião o elenco de candidatos social-democratas nas últimas eleições legislativas, como foi caso de Barbosa de Melo e Fátima Ramos, autarcas de várias regiões do país, sendo de assinalar a presença de uma vasta comitiva vinda de Tábua que integrou, para além dos vereadores do PSD, Vítor Melo e a Dr.ª Maria do Rosário, duas figuras algo inesperadas: o Engª. Ivo Portela, antigo Presidente da Câmara e atual deputado municipal pelo PS e o Sr. Padre Paiva.
Um momento especial e cheio de emoção aconteceu quando António Ramona, figura popular da nossa terra, “guardião” do Museu dos Ferreiros que inaugurou em 2008 junto à sua casa em Vale de Ferreiro, leu um poema (ver em caixa) que retrata, de uma forma fiel, a vida do anfitrião, depois de lhe ter oferecido um quadro onde figuram os seus familiares.
O Sr. Padre Paiva lembrou a amizade de “longa data” que o une ao aniversariante, “que tem feito muito pela nossa terra, pelas nossas freguesias”, lembrando que as igrejas do concelho de Tábua também têm merecido a “generosidade do Sr. Fernando”. De Midões esteve igualmente presente um grupo representando a Irmandade de Santa Ana, com Alda de Campos a agradecer todos os préstimos prestados.
O antigo líder do PSD, Rui Rio, sublinhou a personalidade do aniversariante: “Há uma particularidade na personalidade do Sr. Fernando Tavares Pereira que demonstrou ao longo da sua vida: é que no momento das dificuldades, não abandona os princípios e os valores éticos que devem nortear uma sociedade”, referiu o antigo líder do PSD, sublinhando que o valor afetivo que liga o empresários aos militares – estiveram presentes neste evento vários representantes das forças armadas, com especial destaque para representantes dos Corpos de Comandos – releva o “sentido que tem do rigor, da disciplina, a autoridade no bom sentido do termo”, frisou Rio, aludindo à data que se evocava do dia 1 de maio, que o empresário tabuense veste a pele de um trabalhador, “que é aquilo que efetivamente ele é”.
“O problema é que, por vezes, é amigo daqueles que não são seus amigos”, frisou o antigo presidente do PSD, num discurso que foi bastante aplaudido.
Já na sua intervenção, Fernando Tavares Pereira acentuou a necessidade do poder central defender os interesses das regiões e do povo destas regiões longe de Lisboa, frisando a necessidade de os empresários do interior merecerem, no que concerne aos apoios a nível nacional, o mesmo respeito, igualdade de tratamento em relação a outros que exercem a sua atividade noutras regiões, “não é só para algumas empresas, somos pessoas com direitos e com deveres, não somos de segunda ou terceira”. Lembrou que mantem nas suas empresas seiscentos postos de trabalho, com projetos nas Beiras, Algarve, Trás-os-Montes e que vai inaugurar em breve um Hotel Rural em Midões num local onde existia um edifício que ardeu no incêndio de outubro de 2017, frisando que tem a receber milhões de indemnizações por parte do Estado e que nunca recebeu. “E aqui se vê a falta de respeito para com as pessoas desta região e com este povo: há quem não tinha casa e hoje tem, outros que a tinham e nada têm”.
“Mas não paramos, estamos bem vivos, só queremos ter é o mesmo respeito”, finalizou.
Texto: José Leite
Fotos: Nuno Pereira/J.L:
EXTRATOS DO POEMA QUE O “RAMONA” DEDICOU A FERNANDO TAVARES PEREIRA
Fernando Tavares Pereira
Homem de bom coração
Na terra dele não o consideraram
Foi uma grande traição
………………………………………………….
Hoje é dia dos seus anos
Nós cá estamos a festejar
Com champanhe da sua produção
Para alguns é de admirar
…………………………………………………….
À mulher e seus filhos
É uma grande alegria
Em ter um pai maravilhoso
Tratem-no bem que ele merecia
………………………………………………
Têm uma obra encantadora
É inveja de muita gente
Dizem mal e não dizem bem
Essas pessoas não são gente
………………………………………………..
Quando se nasce do nada
Com seriedade e amor
È admirado por todos
É Homem de grande valor
………………………………………………
Já matou a fome a alguns
A outros da cadeia livrou
Foi gente de mau íntimo
Vinham com promessas, mas ele não virou
…………………………………………………..
Continua na sua luta
De trabalho e seriedade
Não o conseguem deitar abaixo
Ele é um homem de verdade
………………………………………………………
Os netos são a sua maior alegria
Tanto da avó como do avô
São dois e por ali ficou.
Faça o primeiro comentário a "MAIS DE QUINHENTAS PESSOAS NO ALMOÇO DE ANIVERSÁRIO DE FERNANDO TAVARES PEREIRA"