ARTE: QUE FUTURO PROFISSIONAL?

PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO SECUNDÁRIO QUE PROCUREM EXPLICAÇÕES E AJUDA NA PREPARAÇÃO DO EXAME NACIONAL DE DESENHO A, BEM COMO ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR QUE PRECISEM DE UM COMPLEMENTO TÉCNICO, A ARTE ACADEMY TEM PROGRAMAS DE ENSINO DIRECIONADOS ESPECIFICAMENTE PARA ESTES CASOS

Junho chegou, e com ele a tão característica agitação, e não, não estou a fazer alusão às festas populares nem às férias de Verão, mas sim ao recorrente desassossego de estudantes e encarregados de educação ao chegar este tão simpático mês. Os exames nacionais, a média do ano letivo, as provas de ingresso para o ensino superior…
A azáfama atinge o seu auge nos momentos decisivos da escolha académica, que começa com o início do Ensino Secundário e culmina na escolha do Curso de Ensino Superior.

No advento destas datas, precipita em torrentes a mesma pergunta, com algumas variações de forma ou estilo, é certo, mas muito similar em conteúdo: “O que é que vais seguir para o teu futuro?”. O jovem, por sua vez, se segue economia ou ciências, se quer ser engenheiro ou doutor, tudo procede dentro da normalidade, “muito bem, sim senhor!”, porém, quando este declara que quer “Seguir Artes”, aí cai o Carmo e a Trindade! O “abalo” dura alguns segundos de sepulcral silêncio, seguidos de efusivos “bombardeamentos” dos mais rudimentares argumentos, todos muito bem consolidados em mentes pouco esclarecidas que desesperadamente tentam refutar que “Arte não tem futuro”, “Arte não dá dinheiro!”, e por aí afora…

Esta aversão generalizada às artes mais não é do que mero tabu e desinformação, tenhamos em atenção de que quem proclama tais doutrinas adversas não raras vezes se encontra totalmente alheio ao mundo da Arte e, portanto, carece de conhecimento de causa… Pena que não pratiquem a abstinência de tais argumentos infundados…

Pois bem, há que desmistificar o que a realidade encerra de facto.

Afinal, o que é isso de “seguir Artes”?

Dentro das Artes visuais, o respetivo curso do ensino secundário é alvo de avaliação em várias disciplinas, dentro das quais o Desenho A é a que detém mais peso, e é objeto de avaliação na época de exames nacionais, nesta particular prova, as aptidões técnicas e criativas do aluno são avaliadas (durante cerca de 3 horas de exame), é um exame lúdico, porém requer concentração, desenvoltura técnica e capacidade criativa.

Ultrapassada esta fase, segue-se o ingresso no Ensino Superior e a Escolha do Curso Específico.

Concluído o Curso do Ensino Superior, quais são então as saídas profissionais, e quais instituições/ empresas recrutam os profissionais formados em Artes?

São inúmeras as saídas profissionais no ramo das Artes visuais. Podemos começar pelas Belas-Artes, aqui inserem-se os Pintores, Desenhadores, Escultores e respetivos formadores.

Estes profissionais geralmente são independentes e têm atelier próprio, mas pode também dar-se o caso de serem requisitados (no caso de Mestres de Arte) por parte de Academias de Arte e instituições homólogas para dar formação. É comum terem parcerias com Galerias de Arte.

No ramo da ilustração temos as Artes-gráficas, a ilustração infantil, o cartoon, a banda desenhada, a Arte digital. Os profissionais de ilustração podem adentrar o mercado de trabalho como freelancers, muito frequentemente possuem uma oferta valiosa para Editoras, Jornais, Empresas de marketing digital, entre muitos outros.

Dentro do ramo do Design, existem diversas vertentes tais como: design de Produto, design Gráfico, existe também o Design de moda, dentro deste último encontra-se o estilista, o designer de calçado, designer de acessórios, (joalharia inclusive). Estes profissionais encontram emprego em diversas empresas, gráficas, escolas de Moda, Ateliers de alta-costura, Joalharias, empresas têxteis, entre outros.

No caso da área de animação e multimédia, estes profissionais trabalham em criação de desenhos animados, cartoons, inserem-se também no ramo cinematográfico, marketing, animação digital, criação de plataformas de jogos virtuais e simulações várias.

Tatuador é também uma profissão que requer uma aptidão aguçada para o desenho, capacidade criativa e atenção aos detalhes, o artista tatuador tem potencial para abrir o seu próprio estúdio de tatuagem, podendo também começar por trabalhar em estúdios de outros tatuadores.

Arquitetura, arquitetura paisagística, design e decoração de interiores, organização de eventos. Ainda que indiretamente ligada às Artes, a arquitetura tem por base essencial o desenho, não apenas técnico, mas desenho à vista e desenho de perspetiva, que permita uma abordagem ágil e eficiente na elaboração de qualquer projeto, é uma área que também permite exploração criativa. Estes profissionais podem integrar gabinetes de arquitetura privados ou públicos, imobiliárias, entre outros.

As artes são, portanto, um Mundo extremamente abrangente que dispensa extensos discursos, mas demanda muita e acurada observação. A Arte encontra-se em todo o lado. Estes são, portanto, os reais cenários da Arte no mercado de trabalho, por vezes subentendidos. Que se aguce a vista e a sensibilidade!

Para Estudantes do Ensino Secundário que procurem explicações e ajuda na preparação do Exame Nacional de Desenho A, bem como Estudantes do Ensino Superior que precisem de um complemento técnico, A Arte Academy tem programas de ensino direcionados especificamente para estes casos.

Faça o primeiro comentário a "ARTE: QUE FUTURO PROFISSIONAL?"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*