UM ALERTA PARA O QUE PODERÁ VIR A ACONTECER EM TÁBUA

PROPRIETÁRIOS DE TERRENOS EM BOTICAS PRESSIONADOS A CEDER AS SUAS PROPRIEDADES A PREÇOS IRRISÓRIOS PARA EXPLORAÇÃO DE LÍTIO

Segundo revelou o jornal “Negócios”, os proprietários dos terrenos de Boticas, onde irá ser feita a prospeção de lítio, podem vir a ter de ceder a sua exploração por valores irrisórios, A Direção-Geral de Energia e Geologia desde o final de maio que estará a contatar esses proprietários, nomeadamente a comunidade de baldios da freguesia de Covas do Barroso, com o intuito de os notificar sobre a provável autorização de uma segunda servidão administrativa na área de concessão. Em alguns casos, os donos podem receber mil euros para a exploração nos seus terrenos, mas nas propriedades que apenas servirão para instalar um poço geotécnico, o valor não ultrapassa os 250 euros.

Em comunicado, a Associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso refere que as populações têm sido “alvo de assédio”, com a presença de segurança privada nas localidades, o que tem provocado “desconforto aos habitantes”. E denuncia que a GNR tem igualmente procurado intimidar os proprietários dos terrenos para que mudem de posição.

Uma situação que pode servir de alerta para a possibilidade, agora “congelada e em apreciação” depois de uma petição apresentada na Assembleia da República por um grupo de cidadãos, para o que se poderá ocorrer em Tábua no que respeita à exploração de minério. Isto depois de se conhecer que a Direção-Geral de Energia e Geologia, em 16 de março de 2019, que a empresa Fortescue Metals Group Explorations Pty Ltd.

Requereu a atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais de ouro, prata, cumbo, zinco cobre, lítio, tungsténio, estanho e outros depósitos minerais ferrosos e minerais metálicos associados, numa área denominada ««Boa Vista»», localizado nos concelhos de Viseu, Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo, Gouveia, Seia, Oliveira do Hospital, Tábua e Carregal do Sal. Em Tábua, foi mesmo requerido um período de consulta pública para a denominada zona de “Vale de Gaios”. sabendo-se que muitos dos pedidos de pesquisa e extração destes minerais está associado o Quartzo, Feldspato e Lítio.

Faça o primeiro comentário a "UM ALERTA PARA O QUE PODERÁ VIR A ACONTECER EM TÁBUA"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*