FORAM CONFECCIONADOS CERCA DE 250 QUILOS DE CAROLOS E 1100 BROAS E ERA GRANDE A FILA NO QUARTEL PARA OS RECEBER NA TARDE DO PASSADO DOMINGO

A iniciativa da Dona Felismina, senhora abastada que há quase um século se lembrou de confecionar e distribuir carolos pelas pessoas menos abastadas de Vila Nova de Oliveirinha e que trabalhavam na casa dos ricos, foi reeditada no domingo passado. Naquela época, assinalando o fim das colheitas, os senhorios dos latifúndios, depois da descamisada, realizavam um convívio onde juntavam as pessoas que nos seus campos trabalhavam, oferecendo animação com música e danças de roda, mas também o precioso cereal – o milho, para confeção dos famosos carolos.
Os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha retomaram na década de setenta essa antiga tradição, assumindo o papel principal na organização da Festa, não apenas confecionando os carolos – agora doces, antes, mais salgados, como nos disse um popular – mas organizando os festejos com uma grande simbologia e uma carga emocional, como aconteceu no passado domingo.
Os carolos foram confecionados no dia anterior em panelas de ferro à moda antiga e, posteriormente, trazidos para a Igreja Paroquial para serem benzidos durante a cerimónia religiosa, que acontece sempre no segundo fim-de-semana de maio. No final da bênção, são levados para o exterior da Igreja e ali começa o cortejo. Um ritual que envolveu a atuação da respetiva fanfarra, constituída por elementos de todas as idades, que o acompanhou ao longo do percurso até ao quartel. Uma tarde onde a animação e convívio não faltaram, desde logo com a participação dos ranchos folclóricos de Midões e Covas.
Em declarações prestadas a “O Tabuense” sobre a forma como viveu estes dois dias, Vítor Melo, o Presidente da AHBVNO referiu-nos:
ALUNA DA AETÁBUA GANHA CONCURSO INTERCONCELHIO DE LEITURA

Ema Fonseca, aluna do 4.º ano do AET venceu o Escalão do 1.º Ciclo do “Concurso Interconcelhio de Leitura – Fase Final – Região de Coimbra”.
O Concurso terminou decorreu em Oliveira do Hospital e reuniu alunos dos 19 municípios da CIM que venceram os respetivos concursos concelhios. Divide-se em 4 escalões (1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário/Profissional) e os alunos preparam, em cada escalão, uma obra específica para o concurso. As provas são de dois tipos: uma Prova Escrita e uma Prova de Palco.
Maria Leonor Carvalho, do 2.º Ciclo, e a Sara Filipa Gomes, do Ensino Secundário, também se salientaram por se terem apurado, entre os alunos dos referidos 19 concelhos, para a Prova de Palco. Estas alunas receberam Menções Honrosas.
A aluna Matilde Lopes, do 3.º Ciclo, estreante nestas lides, errou uma das 20 questões de escolha múltipla e não foi apurada para Prova de Palco. De espírito positivo, já se comprometeu para no próximo ano procurar fazer melhor.
Estão todos de parabéns, pois estes alunos, e muitos outros, são a prova dos bons leitores da atualidade.
Afirmou-se, na abertura da cerimónia em Oliveira do Hospital, que os alunos atuais leem menos. O mesmo descaramento de afirmação é comum ouvir-se nas escolas. É falso! Qualquer pesquisa sobre a temática apresenta estatísticas que contradizem estas afirmações. Quem não lê são os mais velhos, que fazem estas afirmações!
Desafio quem diz que os alunos não leem a vir demonstrar, numa das nossas “Conversas Abertas” às quartas-feiras na Escola Secundária de Tábua, que “no seu tempo” é que se lia muito!
Um agradecimento enorme a todos os que ajudaram na preparação dos nossos alunos para o Concurso. Obrigado!
Parabéns aos alunos dos diferentes concelhos, pelo ambiente de amizade e de entusiasmo que viveram durante o concurso e pela qualidade das suas participações. Um agradecimento à equipa organizadora pela forma atenciosa de nos receberem. Obrigado!”
PALACE HOTEL DE MIDÕES EM DESTAQUE NO GUIA “BOA CAMA, BOA MESA”

É um manual indispensável para a boa vida que reúne, anualmente, desde 2002, os melhores restaurantes e alojamentos de Portugal. Em 2025, o Guia Boa Cama Boa Mesa está disponível a partir de dia 9 de maio, e nas bancas.
Reunindo cerca de mil propostas para partir à descoberta do país.
Organizado por zonas geográficas, o Guia Boa Cama Boa Mesa 2025 reúne cerca de mil sugestões para comer e dormir, acompanhadas de fotografias, contactos, preços e informações práticas — como a existência de piscina, esplanada, acessibilidade ou a aceitação de animais de estimação.
Para chegar a esta seleção, uma equipa de jornalistas percorre anualmente o país, de norte a sul, incluindo as regiões autónomas, com o objetivo de identificar e avaliar projetos que se destacam pela qualidade, autenticidade e contributo para o desenvolvimento regional. O resultado é um convite à descoberta do que de melhor Portugal tem para oferecer.
No caso do concelho de Tábua existe uma só referência, que é o Palace Hotel de Midões, que recebeu a distinção pelo segundo ano consecutivo e que agradeceu nas redes sociais a toda a equipa do Boa Cama, Boa Mesa, aos colaboradores e aos seus clientes.
É caso para dizer, Sejam Bem-Vindos.
Faça o primeiro comentário a "FORAM CONFECIONADOS CECA DE 250 QUILOS DE CAROLOS E 1100 BROAS E ERA GRANDE A FILA NO QUARTEL PARA OS RECEBER NA TARDE DO PASSADO DOMINGO"